Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22534

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMARQUES, Roberta Ramos-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Julya Santana de-
dc.date.accessioned2017-12-12T19:03:46Z-
dc.date.available2017-12-12T19:03:46Z-
dc.date.issued2015-07-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22534-
dc.description.abstractEste trabalho pretende refletir sobre a obra da artista performática guatemalteca Regina José Galindo sob a luz das discussões a respeito da potência do corpo e seus usos na arte contemporânea, assim como a transposição dos seus limites e a elaboração das suas marcas traumáticas. As discussões a respeito das dificuldades de narrar o trauma e a catástrofe e as implicações políticas de uma arte da memória e do choque fazem parte do eixo central dessa pesquisa. A história de violência da Guatemala, como alegoria de uma marca comum a toda a América Latina pós-colonial e as questões relativas a opressão da mulher também permeiam as reflexões a respeito da obra da artista.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArte.pt_BR
dc.subjectPerformance (Arte).pt_BR
dc.subjectMulheres - Artistas - Guatemala.pt_BR
dc.titleA memória do abismo: corpo, catástrofe e outras potências na obra de Regina José Galindopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9036214142210694pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4616139892651946pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxEste estudio tiene como objetivo reflexionar sobre la obra de la artista performática guatemalteca Regina José Galindo Guatemala a la luz de las discusiones sobre el poder del cuerpo y sus usos en el arte contemporáneo, así como la aplicación de sus límites y el desarrollo de sus marcas traumáticas. Las discusiones sobre las dificultades de representar el trauma y los desastres, y las implicaciones políticas de un arte de la memoria y del choque son parte del eje central de esta investigación . La historia de la violencia en Guatemala como alegoría de una marca común a toda Latinoamerica poscolonial, y la opresión de las mujeres también impregnan las reflexiones sobre la obra del artista.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação_JulyaVasconcelos_VersaoFinalb.pdf2,06 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons