Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22850
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | ARAÚJO, Alice Valença de | |
dc.contributor.author | FELIX, Aiany Maria Queiroz | |
dc.date.accessioned | 2018-01-09T18:07:12Z | |
dc.date.available | 2018-01-09T18:07:12Z | |
dc.date.issued | 2018-01-09 | |
dc.date.submitted | 2017-07-06 | |
dc.identifier.citation | FELIX, A. M. Q. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/22850 | |
dc.description.abstract | A bioética enquanto disciplina dos cursos de graduação deve fornecer conhecimentos e habilidades, para uma reflexão crítica sobre os valores e princípios que nortearão as atitudes dos futuros profissionais. O presente estudo realizou um levantamento dos conhecimentos relativos a bioética entre os estudantes dos primeiros e últimos períodos dos cursos de graduação em Ciências Biológicas, Educação Física e Saúde Coletiva da UFPE/CAV, com o objetivo de comparar a percepção desses alunos e assim demonstrar a importância de se trabalhar a bioética como disciplina nos cursos de graduação. A pesquisa teve abordagem qualitativa e quantitativa, participaram 103 discentes e as informações foram obtidas a partir da aplicação de um questionário. As respostas foram analisadas estatisticamente e os dados foram tabulados. Também foram analisadas e categorizadas as respostas das perguntas que possibilitavam escolha de mais de uma alternativa. Durante a análise foi percebido que os discentes do último período do curso de Saúde Coletiva, em relação aos demais, conseguiram responder as perguntas demonstrando maior conhecimento sobre o que lhes era perguntado, o mesmo foi observado entre os discentes dos últimos períodos em relação aos dos primeiros períodos, mas entre àqueles pertencentes ao último período de Educação Física, isso foi observado em menor grau. Foi percebida a necessidade de uma formação superior embasada nas orientações e princípios bioéticos, com uma disciplina que permita o aprofundamento nas questões da Bioética. | pt_BR |
dc.format.extent | 68 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Bioética | pt_BR |
dc.subject | Ensino | pt_BR |
dc.subject | Graduação | pt_BR |
dc.title | Bioética: percepção e conhecimento dos estudantes de graduação da UFPE/CAV | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.contributor.advisor-co | SILVA, Luiz Augustinho Menezes da | |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4732904P5 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Bioethics as a discipline of undergraduate courses should provide knowledge and skills for a critical reflection on the values and principles that will guide the attitudes of future professionals. The present study carried out a survey of bioethics knowledge among students of the first and last periods of undergraduate courses in Biological Sciences, Physical Education and Public Health of UFPE / CAV, in order to compare the students' perception and thus demonstrate the Bioethics as a discipline in undergraduate courses. The research had a qualitative and quantitative approach, 103 students participated and the information was obtained from the application of a questionnaire. Responses were statistically analyzed and data were tabulated. We also analyzed and categorized the answers to the questions that made it possible to choose more than one alternative. During the analysis it was noticed that the students of the last period of the Collective Health course, in relation to the others, were able to answer the questions by demonstrating a greater knowledge about what was asked of them, the same was observed among the students of the last periods in relation to the Periods, but among those belonging to the last period of Physical Education, this was observed to a lesser extent. The need for a higher education based on bioethical principles and principles was perceived, with a discipline that allows the deepening of Bioethics issues. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicas | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciatura | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura) |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
FELIX, Aiany Maria Queiroz.pdf | 810,73 kB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons