Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23077

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Nina Velasco e-
dc.contributor.authorWanderley, Natália Lopes-
dc.date.accessioned2018-01-15T15:42:04Z-
dc.date.available2018-01-15T15:42:04Z-
dc.date.issued2016-03-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23077-
dc.description.abstractO trabalho visa demonstrar como o machismo existente dentro da cadeia produtiva do audiovisual no estado de Pernambuco entrou em cheque ao longo dos últimos anos. Ao partir de um contexto contemporâneo nacional e local de construção de políticas públicas e combate a violência sexual, a pesquisa aborda o crescimento da produção e articulação das mulheres nesse campo cinematográfico enquanto forças de ruptura do simbólico, agentes de um devir mulher (Guattari) em eminência nas sociedades. Para tanto, o estudo de caso da “polêmica” mostra Cinema de Mulher, organizada por cinco cineastas mulheres que produzem no estado (Alessandra Nilo, Isabela Cribari, Lia Leticia, Liana Cirne Lins e Séphora Silva) e realizada no Cinema da Fundação no Recife em março de 2015, acontecerá na esteira de um desvelar acadêmico para a crítica feminista do cinema existente desde os anos 1970. Em específico, será desmiuçado o conceito de cinema de mulheres (Mulvey, Kaplan, Lauretis e outras), afim de utiliza-lo para contrapor-se a crítica hostil sofrida pelo nome da mostra nas redes sociais desde que foi publicada a pergunta que dá nome a esse trabalho – O que porra é cinema de mulher? Além disso, serão visitados conceitos caros ao feminismo como gênero e sua interseccionalidade com as categorias de raça e classe. Aqui, o cinema pernambucano contemporâneo é visto pelo prisma de uma comunidade política imaginada (Anderson) reunida em torno de uma cultura visual. Já as mulheres, parte dessa cadeia produtiva cinematográfica, desde suas iniciativas para o reconhecimento enquanto diretoras/realizadoras de cinema, frente ao machismo dominante, serão vistas como uma comunidade de sentimentos (Appadurai).pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCinema pernambucanopt_BR
dc.subjectMachismopt_BR
dc.subjectMulherespt_BR
dc.titleO que porra é cinema de mulher? A mostra de cinema de mulher e o desvelar do machismo no audiovisual pernambucanopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5839495189221770pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis paper aims to present how the existing male chauvinism in Pernambuco`s audiovisual production came into question over the last few years. From a national contemporary context and place of public policies creation and fighting sexual violence, this research addresses the growth of women`s production and articulation in the film field as symbolic rupture forces, agents of a becoming woman (Guattari) in eminence in society. To this purpose, the study of the "controversial" exhibition Female`s cinema, organized by five women filmmakers who produce in the state (Alessandra Nilo, Isabela Cribari, Lia Leticia, Liana Cirne Lins and Séphora Silva), held at the Cinema da Fundação in Recife on March 2015, will happen in the wake of an academic unveiling to feminist`s movie reviews, existing since the 1970s. Specially, to the concept of female's cinema (Mulvey, Kaplan, Lauretis and others), in order to use it to counteract the hostile criticism suffered by the name of the show in social networks since the question was published that gives name to that work - What the fuck is women's cinema? There will also be seen hard concepts to feminism and gender and their relation to race and class categories. Here, the contemporary Pernambuco`s cinema is seen through the prism of an imagined political community (Anderson) gathered around a visual culture. And women, part of the film production field, since their efforts for recognition as directors / producers, facing the dominant male chauvinism, will be seen as a community of feelings (Appadurai).pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertacao_biblioteca central_reduzida.pdf2,33 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons