Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23161

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorFIGUEIREDO, Haroldo Moraes de-
dc.contributor.authorSILVA, Carlos Eduardo da-
dc.date.accessioned2018-01-16T17:47:22Z-
dc.date.available2018-01-16T17:47:22Z-
dc.date.issued2018-01-16-
dc.date.submitted2017-12-12-
dc.identifier.citationSANTOS, C. E.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23161-
dc.description.abstractEsta pesquisa traz como tema os jogos populares salientando que com o passar dos anos pode-se observar que as atividades lúdicas e populares são trabalhadas apenas na Educação Infantil, sendo deixadas de fora das aulas nas demais modalidades de ensino. O objetivo geral deste trabalho é identificar as principais atividades relacionadas a jogos e brincadeiras populares adequadas para serem desenvolvidos nas aulas de Educação Física escolar. Além de enfatizar a importância das atividades lúdicas nas aulas de Educação Física e elaborar aulas dinâmicas envolvendo os jogos e brincadeiras populares que possam desenvolver as habilidades psíquico, emocionais e motoras dos alunos. A metodologia utilizada para a construção deste trabalho foi uma revisão bibliográfica baseada numa pesquisa científica qualitativa, de caráter teórico. A partir de todo referencial teórico percebeu-se a importância de trabalhar com atividade lúdica envolvendo os jogos populares nas aulas de Educação Física escolar compreendendo os mesmos como agente de desenvolvimento motor e psicossocial dos alunos. Sendo assim, concluiuse que estes tipos de atividades na formação do aluno nas aulas de Educação Física, promovem benefícios que vão contribuir para desenvolvimento integral das crianças, no desenvolvimento da aprendizagem, no desenvolvimento da sociabilidade e na construção da identidade.pt_BR
dc.format.extent24 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLazerpt_BR
dc.subjectJogos popularespt_BR
dc.subjectEducação Física Escolarpt_BR
dc.titleJogos Populares como conteúdo de ensino nas aulas de Educação Física Escolarpt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4779200Y7pt_BR
dc.description.abstractxThis research theme brings the popular games noting that over the years it can be observed that recreational activities and popular are worked only on early childhood education, being left out of classes in other disciplines. The general objective of this work is to identify the main activities related to games and popular games suitable for the development of school physical education classes. In addition to emphasize the importance of the activities in physical education classes and develop dynamic lessons involving games and popular games that can develop psychic skills, emotional and motor skills of the students. The methodology used for the construction of this work was a literature review based on qualitative research, theoretical character. From all theoretical referential realized the importance of working with playful activity involving the popular games in school physical education classes comprising the same as motor and psychosocial development agent of the students. Therefore, it was concluded that these types of activities on the formation of student in physical education classes, further benefits that will contribute to the integral development of children, in the development of learning in the development of sociality and construction the identity.pt_BR
dc.subject.cnpqCiências da Saúdept_BR
dc.degree.departament(CAV-NEF) - Núcleo de Educação Físicapt_BR
dc.degree.graduationCAV-Curso de Educação Física – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Educação Física (Licenciatura)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
SILVA, Carlos Eduardo.pdf957,98 kBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons