Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23544

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Andre Menezes Marques das-
dc.contributor.authorSÓTER, Clarissa Menezes de Azevedo-
dc.date.accessioned2018-02-06T17:29:25Z-
dc.date.available2018-02-06T17:29:25Z-
dc.date.issued2016-07-18-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23544-
dc.description.abstractEste trabalho de pesquisa foi elaborado no contexto de desenvolvimento da metodologia Design Thinking Canvas (DTC), no programa de pós-graduação da UFPE, sob a coordenação do professor Dr. André Neves. Na DTC são utilizados elementos de jogos como cartas e tabuleiros para auxiliar os designers na atividade projetual. Ao analisar os resultados da aplicação da DTC com alunos de graduação, na UFPE, observou-se que menos de 5% das soluções geradas consideravam aspectos da sustentabilidade. Indo além, e investigando outras metodologias de design, inferiu-se haver uma dicotomia clara entre metodologias tradicionais e aquelas voltadas para o desenvolvimento de artefatos sustentáveis. As primeiras não incorporam as questões relativas à sustentabilidade, enquanto as outras são escolhidas especificamente quando os produtos devem ser sustentáveis por definição prévia da empresa ou do designer. A partir dessas duas constatações, foi construída a hipótese primária de que seria possível introduzir critérios de sustentabilidade em metodologias tradicionais de design e, em consequência, surge a hipótese secundária de que, ao utilizar essas metodologias modificadas, os designers seriam induzidos a projetar produtos com critérios sustentáveis, mesmo quando essa condição não estivesse definida a priori, por exemplo, no briefing. Assim, para verificar as hipóteses, foi realizada uma intervenção na DTC, introduzindo conceitos relativos à sustentabilidade através de um conjunto especial de cartas com “fator verde”. Para validar a eficiência dessa abordagem, foram aplicados dois experimentos com estudantes de design da Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). Os resultados obtidos indicaram que os grupos de alunos que utilizaram as cartas com fator verde propuseram mais de 20% de soluções com preceitos sustentáveis. Em um dos projetos, este percentual chegou a 40%, o que indica um ganho significativo se comparado aos números levantados nas aplicações anteriores da DTC, sem as cartas com fator verde. Esses resultados apontam para a confirmação das hipóteses e abrem espaço para que novos experimentos sejam realizados no intuito de verificar o potencial de generalização da hipótese aplicando-a em outras metodologias.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesignpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.subjectSustentabilidadept_BR
dc.subjectFator verdept_BR
dc.subjectCartaspt_BR
dc.subjectCanvaspt_BR
dc.titleO fator verde no design thinking canvas: estudo inicial da adaptabilidade da metodologia frente aos desafios sustentáveispt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3318955958064413pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5194437042919213pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research was conducted in the context of the development of Design Thinking Canvas methodology (DTC) in the post graduation program of UFPE under the coordination of PhD professor André Neves. In DTC, game elements such as cards and trays are used to assist designers in the project activity. Through the analysis of the results of the DTC application with undergraduate students from UFPE, was observed the fact that less than 5% of the generated solutions considered sustainability issues. During the investigation of other design methodologies, was also observed a clear dichotomy between traditional methodologies and those with sustainable principles. The first ones did not consider sustainability issues, while the others were chosen only when products had to be sustainable by previous definition from the companies or designers. From these two findings, we built our primary hypothesis about the possible introduction of sustainability concepts in the traditional design methodologies and, as a result of this change, we rose our secondary hypothesis that while using these modified methodologies the designers would generate more sustainable products, even when this condition had not been defined a priori, for example, in the brief. Thus, to verify our hypothesis, we conducted an intervention in DTC, introducing concepts related to sustainability through a special set of cards that we call “green factor cards". To validate the effectiveness of our approach, we conducted experiments with product design students at the Universidade da Beira Interior (UBI - Portugal). The results showed that in the groups of students who used the green factor cards more than 20% of the solutions proposed took into account sustainable factors. In some cases, this number was almost 40%, which means a significant gain compared to numbers collected in applications of DTC without the green factor cards. These results points to the confirmation of our hypothesis, both primary and secondary and open space for new experiments in order to verify the potential of generalization of the hypothesis, applying it to other methodologies.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Clarissa Menezes Azevedo Soter.pdf12,66 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons