Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23649

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCAMPOS, Ana Carolina Scanavachi Moreira-
dc.contributor.authorPAULA, Thaísa da Silva-
dc.date.accessioned2018-02-15T18:22:05Z-
dc.date.available2018-02-15T18:22:05Z-
dc.date.issued2016-12-09-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23649-
dc.description.abstractAs micros e pequenas empresas são extremamente relevantes no contexto socioeconômico do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Caracterizadas pelo pequeno porte, informalidade (apenas 20% são formais) escassez de recursos e administração não profissional, essas empresas apresentam grande dificuldade no que diz respeito a questões estratégicas. Apesar da importância do planejamento estratégico o seu uso ainda é raro nas micros e pequenas empresas. Visto que o planejamento estratégico é uma importante ferramenta gerencial, comumente usada por grandes empresas, e diante das peculiaridades das micros e pequenas empresas este trabalho realizou uma pesquisa junto aos micros e pequenos empresários do Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco com o intuito de identificar os principais obstáculos que dificultam a elaboração do planejamento estratégico. Identificados os obstáculos foi identificada uma metodologia de planejamento estratégico, existente na literatura, que melhor atende as especificidades das micros e pequenas empresas pertencentes ao Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco. Além disso, foi desenvolvido um modelo multicritério para ordenação das alternativas estratégicas resultantes do planejamento estratégico baseando-se no Apoio a Decisão Multicritério, especificamente no Modelo Aditivo com Veto. Por último, por meio de um estudo empírico, a metodologia de planejamento estratégico e o modelo de decisão multicritério desenvolvido foram aplicados em uma pequena empresa têxtil pertencente ao Polo de Confecções do Agreste de Pernambuco.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresas – Administraçãopt_BR
dc.subjectPlanejamento estratégicopt_BR
dc.titleModelo multicritério de apoio a decisão para o planejamento estratégico em micros e pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8082609643977771pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9389379560768833pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxMicro and small enterprises are extremely relevant in the socioeconomic context of the do Textile Pole at Agreste of Pernambuco. Characterized by the small size, informality (only 20% are formal) scarcity of resources and non-professional administration, these companies present great difficulty with regard to strategic issues. Despite the importance of strategic planning, its use is still rare in micro and small enterprises. Since strategic planning is an important managerial tool, commonly used by large companies, and given the peculiarities of micro and small companies, this work carried out a research with the micro and small entrepreneurs of the Textile Pole at Agreste of Pernambuco in order to identify The main obstacles that hamper the development of strategic planning. Identifying the obstacles, a methodology of strategic planning, existing in the literature, that best meets the specificities of micro and small companies was proposed. In addition, o multicriteria model was developed for ordering strategic alternatives resulting from strategic planning based on Multicriteria Decision Support, specifically the additive model with veto. By means of an empirical study, the strategic planning methodology and the multicriteria decision model developed were applied in a small textile company belonging to the Textile Pole at Agreste of Pernambuco.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação.versãofinal.cd.pdf2,26 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons