Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23652

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFONTANA, Marcele Elisa-
dc.contributor.authorHOLANDA, Cinthia Ladjane de Souza-
dc.date.accessioned2018-02-15T19:46:46Z-
dc.date.available2018-02-15T19:46:46Z-
dc.date.issued2016-12-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23652-
dc.description.abstractA logística reversa vem ganhando destaque no contexto econômico, social e político mundial. Isso se deve pelo aumento da descartabilidade dos produtos, a crescente preocupação com as questões ambientais e, sobretudo, a busca de vantagem competitiva pelas organizações. Apesar dos avanços obtidos pelos estudos na área, os trabalhos se destinam, em sua maioria, aos macroprocessos da logística reversa, enquanto que os microprocessos muitas vezes são tratados como iguais aos da logística direta, como no caso da gestão de estoques. Uma causa disso é que muitos produtos não retornam para sua cadeia de origem, sendo utilizados como matéria-prima de uma nova cadeia. Assim, este trabalho propõe um modelo de apoio à decisão com o objetivo de auxiliar no planejamento e gerenciamento dos estoques no fluxo logístico reverso do canal de distribuição de pós-venda. A modelagem proposta parte de uma premissa construtivista, na qual é realizado um benchmarkcom vistas a suprir a escassez de informações. Dessa forma, é realizada uma aplicação numérica do modelo no segmento moveleiro, considerando as características elicitadas do sistema de preferência do decisor em questão, bem como possíveis restrições e limitações impostas no contexto. O segmento escolhido encontra-se em um momento propício para expansão, além de compor um dos maiores arranjos produtivos locais na região. Conclui-se que o modelo mostrou-se adequado e com recomendações satisfacientes na concepção da sua proposta e na perspectiva dos agentes envolvidos.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLogística empresarialpt_BR
dc.subjectAdministração de materialpt_BR
dc.subjectProcesso decisório por critério múltiplopt_BR
dc.titleModelo de apoio à decisão no gerenciamento de estoque na logística reversapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3073138433874473pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3130016839052852pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producao / CAApt_BR
dc.description.abstractxReverse logistics has been gaining prominence in the global economic, social and political context. This is due to the increase in the disposability of products, the growing concern with environmental issues and, above all, the search for competitive advantage by organizations. In spite of the advances obtained by the studies in the area, the works are mainly destined to the macroprocesses of reverse logistics, while the microprocesses are often treated as the same as those of direct logistics, as in the case of inventory management. One cause of this is that many products do not return to their source chain and are used as feedstock for a new chain. Thus, this paper proposes a decision support model with the objective of assisting in the planning and management of inventories in the reverse logistics flow of the aftermarket distribution channel. The proposed modeling starts from a constructivist premise, in which a benchmark is carried out in order to fill the information scarcity. In this way, a numerical application of the model in the furniture segment is performed, considering the features elicited from the preference system of the decision maker in question, as well as possible constraints and limitations imposed in the context. The segment chosen is at a time conducive to expansion, in addition to compose one of the largest local productive arrangements in the region. It is concluded that the model was adequate and with satisfactory recommendations in the conception of its proposal and the perspective of the agents involved.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Dissertação Final - Cínthia Holanda.pdf2,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons