Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23919
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | OLIVEIRA, Juliana Souza | - |
dc.contributor.author | SILVA, Inaiara Mirelly Germano da | - |
dc.date.accessioned | 2018-03-09T16:23:45Z | - |
dc.date.available | 2018-03-09T16:23:45Z | - |
dc.date.issued | 2018-03-09 | - |
dc.date.submitted | 2018-01-10 | - |
dc.identifier.citation | SILVA, I. M. G. | pt_BR |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23919 | - |
dc.description.abstract | A alimentação inadequada e o sedentarismo contribuem para o desenvolvimento das doenças crônicas não transmissíveis. Modificações comportamentais e alimentares são fundamentais para promoção da saúde e prevenção das doenças. Nesse contexto, a implementação de atividades de educação alimentar e nutricional, já em tenra idade, possibilita a agregação de conhecimentos sobre alimentação e nutrição, que oportunizam a promoção da prática autônoma e voluntária de hábitos alimentares mais saudáveis. Dessa forma, este estudo teve como objetivo realizar atividades de educação alimentar e nutricional com crianças da educação infantil, no município de Sairé, a fim de sensibilizar e promover hábitos alimentares mais saudáveis e o fortalecimento do consumo da alimentação escolar. O trabalho foi realizado com 18 crianças, de faixa etária entre três e quatro anos, pertencentes a turma do Pré-I, turno matutino da Escola Municipal Professora Erotides Pessoa Souto Maior. Inicialmente foram aplicados dois questionários sobre o consumo alimentar, um com os pais/responsáveis e outro com as crianças e no total foram desenvolvidas seis atividades de educação alimentar e nutricional realizadas semanalmente, onde, em cada uma era trabalhado um tema envolvendo assuntos de alimentação e nutrição, e com duração média de 30 a 40 minutos, sendo realizada entre os meses de julho a dezembro de 2017. Através dos questionários os pais puderam demonstrar os hábitos alimentares das crianças em casa e as crianças responderem quais os seus alimentos de preferência. As crianças demonstraram ter conhecimentos previamente estabelecidos sobre alimentação, bem como de seus benefícios, facilitando assim a construção do conhecimento. Com relação às atividades, os alunos conseguiram identificar as frutas através dos sentidos, despertando a memória e curiosidade sobre o assunto, montaram o semáforo dos alimentos. Os professores demonstraram interesse em conhecer sobre as doenças crônicas não transmissíveis, disposição para o auxílio na alimentação saudável e desenvolver ações de educação alimentar e nutricional. Houve interesse por alimentos preparados com ingredientes pouco consumidos, como o beijinho a base de jerimum. Demonstraram através do teatro a importância do consumo de frutas, na escola, nos passeios. Concluiu-se que esse trabalho foi de suma importância para despertar a curiosidade, conhecimento e empoderamento das crianças e comunidade escolar para uma alimentação adequada e saudável e o fortalecimento do consumo da merenda escolar. | pt_BR |
dc.format.extent | 61 p. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação Alimentar e Nutricional | pt_BR |
dc.subject | Comportamento Alimentar | pt_BR |
dc.subject | Saúde da Criança | pt_BR |
dc.title | Promoção de hábitos alimentares saudáveis no ambiente escolar: fortalecimento das ações de educação alimentar e nutricional e do programa de alimentação escolar | pt_BR |
dc.type | bachelorThesis | pt_BR |
dc.degree.level | Graduacao | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?metodo=apresentar&id=K4764116H2 | pt_BR |
dc.description.abstractx | Inadequate nutrition and sedentary lifestyle contribute to the development of chronic noncommunicable diseases. Behavioral and dietary changes are critical to health promotion and disease prevention. In this context, the implementation of nutritional and nutritional education activities, at an early age, makes it possible to aggregate knowledge about food and nutrition, which allows the promotion of autonomous and voluntary practice of healthier eating habits. Thus, the objective of this study was to carry out nutritional and nutritional education activities with children in the township of Sairé, in order to raise awareness and promote healthier eating habits and to strengthen the consumption of school meals. The study was carried out with 18 children, aged between three and four years, belonging to the Pre-I class, morning shift at the Erotides Pessoa Souto Maior Municipal School. Initially, two food consumption questionnaires were applied, one with the parents / guardians and the other with the children. In total, six food and nutritional education activities were carried out weekly. nutrition, with an average duration of 30 to 40 minutes, being carried out between July and December of 2017. Through the questionnaires, the parents were able to demonstrate the eating habits of the children at home and the children respond to their preferred foods. The children showed that they had previously established knowledge about food, as well as its benefits, thus facilitating the construction of knowledge. Regarding the activities, the students were able to identify the fruits through the senses, awakening the memory and curiosity on the subject, set the food lights. Teachers showed an interest in learning about chronic non-communicable diseases, a willingness to help with healthy eating, and to develop nutritional and education education. There was interest in foods prepared with little consumed ingredients, such as the jerimum-based kiss. They demonstrated through the theater the importance of fruit consumption, in school, in the walks. It was concluded that this work was of paramount importance to awaken the curiosity, knowledge and empowerment of children and the school community for an adequate and healthy diet and the strengthening of the consumption of school meals. | pt_BR |
dc.subject.cnpq | Ciências da Saúde | pt_BR |
dc.degree.departament | (CAV-NN) - Núcleo de Nutrição | pt_BR |
dc.degree.graduation | CAV-Curso de Nutrição – Bacharelado | pt_BR |
dc.degree.grantor | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.degree.local | Vitória | pt_BR |
Aparece nas coleções: | (CAV) TCC - Nutrição |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
SILVA, INAIARA MIRELLY GERMANO DA.pdf | 4,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons