Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23923

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMAGNANI, Fabio Santana-
dc.contributor.authorARAÚJO, Fernando Wesley Cavalcanti de-
dc.date.accessioned2018-03-12T18:22:05Z-
dc.date.available2018-03-12T18:22:05Z-
dc.date.issued2017-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/23923-
dc.description.abstractEm países em desenvolvimento econômico é comum a existência de tráfego misto entre carros e motos. Esse tipo de tráfego tem suas vantagens, como possibilitar o maior fluxo de pessoas em uma via, mas também tem desvantagens como o aumento no número de acidentes. A avaliação do tráfego depende da métrica selecionada (e.g., fluxo de veículos, emissão de CO2, consumo de combustível, custos mensais) e do ponto de vista (e.g., motorista, piloto, sociedade). Nesse trabalho, o tráfego misto com carros e motos é estudado em três escalas: Motor, Veículo e Tráfego. O motor foi modelado por correlações empíricas de potência e eficiência energética; o veículo foi modelado usando um balanço das forças propulsivas e resistivas; e o tráfego foi modelado através de um modelo autômato celular. Foram avaliados o fluxo de veículos, o desvio padrão da velocidade, o consumo médio de energia, emissão de CO2 da via e custos mensais para os donos dos veículos em uma situação padrão (vmáx carro = 135km/h e vmáx moto = 54 km/h), comparando os resultados com os presentes na literatura. Posteriormente, foi realizada uma análise das métricas para 16 situações de velocidade máximas de carros e motos (vmáx = 54, 81, 108 e 135 km/h). Verificou-se que em comparação com a situação padrão estudada por Meng et al. (2007) e Garcia Neto (2014), que a alteração da velocidade máxima dos veículos pode aumentar o fluxo de carros e motos e também minimizar o consumo energético dos mesmos. Além disso, qualquer alteração da velocidade do carro e/ou da motocicleta (dentre as velocidades estudadas) reduz os custos mensais para os donos de ambos os veículos, assim como também reduz a emissão de CO2 emitida na via.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Mecânicapt_BR
dc.subjectCarrospt_BR
dc.subjectMétricaspt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectTráfegopt_BR
dc.titleAnálise do tráfego misto de motocicletas e automóveis considerando uma variedade de métricas, escalas e pontos de vistapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2589142536667633pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0447483870045635pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Mecanicapt_BR
dc.description.abstractxIn countries in economic development it is usual that cars and motorcycles exist in mixed traffic. This type of traffic has advantages, as increasing the flow of people in a road, but has also disadvantages as increasing the number of accidents. The evaluation of traffic depends on the chosen metric (i.e., vehicle flow, CO2 emission, fuel consumption, monthly cost) and on the point of view (i.e., driver, rider, society). In this work, the mixed traffic with motorcycles and cars is evaluated in three scales: Engine, Vehicle and Traffic. The engine was modeled by empirical correlations of power and energetic efficiency; a balance by the propulsive and resistive forces modeled the vehicle; and the traffic was modeled from a cellular automata model. The vehicle flow, the car and motor speed standard deviation, the average energy consumption, CO2 emission in the track and monthly cost for the vehicle owners were evaluated in a standard situation (vmáx car = 135km/h and vmáx mot = 54km/h), comparing them with the results present in the literature. After, an analysis of the metrics for 16 cases of maximum speeds for cars and motorcycles (vmáx = 54, 81, 108 e 135 km/h) were done. It was found, comparing the results with those from Meng et al (2007) and Garcia Neto (2014) that altering the maximum speed of the vehicles can increase the car and motorcycle flow, as it can also decrease the average energetic consumption. Furthermore, any alteration of the maximum speed of car or the motorcycle decreases the monthly cost for the owners of both vehicles and also decreases the CO2 emission in the road.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
Dissertação Fernando Wesley - PPGEM.pdf4,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons