Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24248

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorROCHA, Maria Alice Vasconcelos-
dc.contributor.authorALVES, Maria Aurileide Ferreira-
dc.date.accessioned2018-04-11T18:23:15Z-
dc.date.available2018-04-11T18:23:15Z-
dc.date.issued2016-07-04-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24248-
dc.description.abstractEsta pesquisa em design, especificamente na área do design da informação, tem por objetivo catalogar e analisar sintaticamente os elementos verbais, pictóricos e esquemáticos da linguagem gráfica do cartaz político eleitoral veiculado no Ceará nos anos de 1945 a 1996. A importância inegável deste dispositivo gráfico na história da sociedade contemporânea usado tanto pela publicidade para seduzir e vender quanto pelo poder público para informar, educar, convencer e pelos dissidentes para protestar e marcar posição; por sua utilização como peça de propaganda eleitoral faz com que seja um artefato valioso também para a preservação da memória gráfica das cidades. A pesquisa foi realizada por meio da aplicação de métodos de investigação, catalogação e classificação usando formulários para coleta de dados e entrevistas orais, posteriormente fornecendo subsídios para uma análise qualitativa e quantitativa das partes compositivas da mensagem visual do cartaz. As conclusões apontam as diferenças entre o cartaz eleitoral e os outros tipos, bem como constata o uso de boas técnicas de composição visual na amostra com a predominância da tipografia moderna (sem serifa, linear), sendo os candidatos fotografados em cores, em pose de perfil, com olhar desviado em composição organizada no formato vertical. Concluiu-se ainda que os princípios funcionais e estéticos do design da informação foram bem aplicados, constituindo-se o objeto estudado como um veículo eficiente de transmissão da mensagem eleitoral.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCartaz eleitoralpt_BR
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectDesign da informaçãopt_BR
dc.subjectHistória do designpt_BR
dc.subjectMemória visualpt_BR
dc.titleCartaz eleitoral no Ceará: análise visual de produção gráfica veiculada em eleições cearenses (1945 a 1996)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1136607316077439pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6818128111009316pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThis research in design, specifically in information design area aims to catalog and analyze the verbal, pictoric and squematic elements of the graphic language of the electoral political poster used in Ceará from 1945 to 1996. The importance of this graphic device is undeniable in the history of contemporary society used both by advertising to entice and sell as by the government to inform, educate, and convince the dissents to protest and make a stand; for its use as part of electioneering makes it a valuable artifact also for the preservation of the graphic memory of the cities. The study was conducted through the application of research methods, cataloging, classification using forms of data collection and oral interviews, subsequently providing support for a qualitative and quantitative analysis of compositional parts of the visual message. The conclusions point out the differences between the election poster and other types, as well as notes the use of good techniques of visual composition in the sample with the predominance of modern typography (sans serif, linear), with images of the candidates represented through color photography or drawing. It was also concluded that the functional and aesthetic principles of information design were well applied, constituting the object studied as an effective vehicle for the transmission of the election message.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Maria Aurileide Ferreira Alves.pdf9,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons