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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24860
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | CAMPOS, Fabio Ferreira da Costa | - |
dc.contributor.author | NEVES, Maria Alice Vilas Boas Wanderley | - |
dc.date.accessioned | 2018-06-20T21:30:52Z | - |
dc.date.available | 2018-06-20T21:30:52Z | - |
dc.date.issued | 2017-01-31 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/24860 | - |
dc.description.abstract | Em Design existe a necessidade de caracterizar o usuário durante a fase de avaliação de artefatos, sendo que os métodos usualmente empregados não são validados estatisticamente. Na área de Comportamento do Consumidor, também existe a necessidade de caracterizar o usuário e avaliar artefatos, neste caso, produtos a serem consumidos. Alguns dos métodos utilizados para caracterizar os usuários, empregados na área de Comportamento do Consumidor, possuem estudos de validação estatística que comprovam a sua eficiência. A partir de um paralelo entre as áreas, o trabalho aqui proposto verificou se existiriam evidências de que técnicas de caracterização do usuário validadas estatisticamente trariam melhora para o Processo de Avaliação de Artefatos do Design. Para isso, foram concebidos dois experimentos, com mais de 100 participantes. No primeiro experimento, um instrumento de avaliação, com base nos métodos e técnicas de caracterização do usuário validado estatisticamente, foi comparado com um instrumento de avaliação de artefatos, especificamente da área de Game Design; no segundo experimento, o mesmo instrumento de avaliação, criado com base em métodos e técnicas de caracterização dos usuários validados estatisticamente, foi comparado com um subconjunto de instrumentos de avaliação de artefatos gerais da área de Design. Os resultados mostraram evidências da performance do método estatisticamente validado pela área de comportamento do consumidor e também mostrou convergência com os resultados de alguns dos métodos de avaliação da área de Game Design e Design. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Avaliação de artefatos | pt_BR |
dc.subject | Design | pt_BR |
dc.subject | Produtos de consumo | pt_BR |
dc.subject | Comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.subject | Autoconceito | pt_BR |
dc.title | Caracterização do usuário através de uma perspectiva do comportamento do consumidor | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/2589333575364663 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1309638998165255 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Design | pt_BR |
dc.description.abstractx | In Design there is a need to characterize the user during the evaluation phase, and the methods usually employed are not statistically validated. In the area of Consumer Behavior, there is also the need to characterize the user and evaluate artifacts, in this case, products to be consumed. Some of the methods used to characterize users, employed in the area of Consumer Behavior, have statistical validation studies that prove their efficiency. From a parallel between the areas, the work proposed herein verified if there would be evidence that validated statistical characterization techniques would bring improvement to the Design Evaluation Process. For this, two experiments were conceived with more than a 100 participants. In the first experiment, an evaluation instrument, based on the methods and techniques of characterization of the user statistically validated, was compared with an instrument of evaluation of artifacts, specifically of the area of Game Design; in the second experiment, the same evaluation tool, based on statistically validated user characterization methods and techniques, was compared to a subset of general artifacts evaluation instruments in the Design area. The results showed evidence of the performance of the method statistically validated by the area of consumer behavior and also showed convergence with the results of some of the methods of evaluation of the area of Game Design and Design. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
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Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
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TESE Maria Alice Vilas Boas Wanderley Neves.pdf | 2,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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