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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25052

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGARCEZ, Thalles Vitelli-
dc.contributor.authorMINUCELLI, Maycon Teixeira-
dc.date.accessioned2018-07-10T22:39:06Z-
dc.date.available2018-07-10T22:39:06Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25052-
dc.description.abstractEmbora o transporte ferroviário seja considerado seguro, com a movimentação de produtos perigosos, acidentes ocorrem e podem impactar negativamente os seres humanos, o meio ambiente e as empresas transportadoras. Metodologias tradicionais de avaliação de risco normalmente tratam apenas de uma dimensão de risco, impactos sobre os seres humanos, sendo insuficientemente ampla por não refletir a magnitude da realidade dos cenários acidentais. Neste contexto, o presente trabalho explora a avaliação sob uma visão multidimensional do risco em sistemas de transporte ferroviário, caracterizando as várias dimensões de consequências encontradas na literatura e propondo um modelo de avaliação de risco utilizando-se a Teoria da Utilidade Multiatributo – MAUT, com o objetivo de auxiliar o decisor no processo de gerenciamento de risco. Além disso, o modelo permite incorporar as preferências do decisor e incertezas decorrentes dos cenários acidentais, bem como a inclusão das dimensões de consequências humanas, ambientais e financeiras, acrescentando a dimensão de consequência relacionada a cadeia logística, não considerada em estudos anteriores. O modelo proposto permite ao decisor fazer uma análise aprofundada da segmentação da linha ferroviária em forma de uma hierarquia de risco, com a possibilidade de alocar os recursos necessários para a prevenção e mitigação dos riscos conforme aqueles que possuem os maiores valores de risco. Desta forma, torna-se uma importante ferramenta de decisão contribuindo para o gerenciamento de risco no contexto ferroviário como um todo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTransporte ferroviário – Brasilpt_BR
dc.subjectAvaliação de riscos – Brasilpt_BR
dc.subjectLogísticapt_BR
dc.titleProposta de uma avaliação de risco multidimensional em sistema de transporte ferroviário de produtos perigosospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6514439186093849pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1830132039422949pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia de Producaopt_BR
dc.description.abstractxAlthough rail transport is considered to be safe, carrying dangerous products may cause accidents and negatively impact human beings, the environment and transport undertakings. Traditional methodologies for risk assessment typically treat only one dimension of the risk, impacts on human beings, not being sufficiently broad to reflect the magnitude of the scenarios reality. In this context, this paper explores the assessment under a multidimensional vision of risk in railway systems, featuring the various dimensions of consequences found in literature and proposing a model of risk assessment using the Multiattribute utility theory-MAUT, aiming to support the decision maker in the risk management process. In addition, the model allows to the incorporation of the decision-maker’s preferences and uncertainties arising from accidental scenarios, as well as the inclusion of the dimensions of human, environmental and financial consequences, adding the dimension of consequence relative to the logistics chain, not considered in previous studies. The proposed model allows the decision maker to make a deep analysis of the railway line’s segmentation in the form of a risk hierarchy, with the possibility of allocating the necessary resources for prevention and mitigation of risks prioritizing those that have the highest values. In this way, it becomes an important decision-making tool contributing to risk management in the rail context as a whole.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção / CAA

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