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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25110

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCORDIVIOLA, Alfredo Adolfo-
dc.contributor.authorSILVA, Isabela Cristina Tavares da-
dc.date.accessioned2018-07-18T21:40:51Z-
dc.date.available2018-07-18T21:40:51Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25110-
dc.description.abstractReconhecendo o intelectual venezuelano Simón Rodríguez como precursor da educação popular na América, durante o período colonial, o presente trabalho tem como finalidade principal contribuir para o reconhecimento da importância desse personagem histórico no projeto de Libertação da América, percebendo a configuração da visão de educação por ele apresentada ao longo de sua trajetória como professor e proveniente de suas experiências, especificamente no seu documento Consejos de amigo, dados al Colegio de Latacunga (1850-1851), posto em comparação com seu escrito pedagógico Luces y virtudes sociales, pelos aspectos de estrutura e conteúdo do texto. Para tanto, foram analisados fragmentos da obra que denotam aspectos didático-metodológicos e posicionamento filosófico de sua perspectiva de educação social. Como resultados percebeu-se que: a) conserva-se o caráter de literatura sapiencial presente em Luces y virtudes sociales; b) o texto aparece como um exemplo de aplicação das reflexões teóricas iniciadas em Luces y virtudes sociales; c) o conceito de educação social, entende a sociabilidade como sua finalidade principal, preparando os jovens para a vida em República; d) a proposta de educação popular expressa no documento abrange a todos os circundantes do Colegio, com caráter utilitarista para a transformação geográfica da cidade de Latacunga.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUNIVERSIDADE FEDERAL DE PERNAMBUCOpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSimón Rodriguezpt_BR
dc.subjectEducação socialpt_BR
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectLibertação da Américapt_BR
dc.titleA visão educativa de Simon Rodriguez: uma análise de “Consejos de Amigo, Dados Al Colegio de Latacunga”pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5294138294671889pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1511356924660287pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxReconociendo el intelectual venezolano Simón Rodríguez como precursor de la educación popular en América, durante el periodo colonial, el presente trabajo posee como finalidad principal contribuir para el reconocimiento de la importancia de esse personaje histórico en el proyecto de Liberación de América, percibiendo la configuración de la visión de educación por él presentada a lo largo de su historia como profesor y proveniente de sus experiencias, específicamente en su documento Consejos de amigo, dados al Colegio de Latacunga (1850-1851), puesto em comparación con su escrito pedagógico Luces y virtudes sociales, por los aspectos de estructuración y contenido del texto. Para tanto, fueron analizados fragmentos de la obra que denotan aspecto didáctico-metodológicos y posición filosófica de su perspectiva de educación social. Como resultados se percibió que: a) se conserva el carácter de literatura sapiencial presente en Luces y virtudes sociales; b) el texto aparece como un ejemplo de aplicación de las reflexiones teóricas iniciadas em Luces y virtudes sociales; c) el concepto de educación social, entiende la sociabilidad como su finalidad principal, preparando los jóvenes para la vida em República; d) la propuesta de educación popular expresa en el documento considera a todos los circundantes del Colegio, con carácter utilitarista para la transformación geográfica de la ciudad de Latacunga.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Teoria da Literatura

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