Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Nina Velasco e-
dc.contributor.authorSALAZAR, Manuela de Mattos-
dc.date.accessioned2018-07-23T21:23:13Z-
dc.date.available2018-07-23T21:23:13Z-
dc.date.issued2017-03-06-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25182-
dc.description.abstractEsta dissertação investiga o encontro entre a estética e o cotidiano em imagens da rede visual Instagram e questiona: o que faz algo ser instagramável? Pensa-se a partir do conceito mundomosaico de Flusser, que estabelece que atualmente a humanidade vive e conhece por meio de fotografias, compondo um grande e movente mosaico. Metodologicamente, 900 imagens foram coletadas entre as fotografias compartilhadas publicamente com a hashtag #postitfortheaesthetic. A partir de alguns parâmetros pensados por Manovich, as imagens foram catalogadas e dividas em categorias e subcategorias, compondo, dessa maneira, uma série de mosaicos que auxiliam na determinação de características estéticas recorrentes. Promoveu-se então uma discussão a respeito do entrelaçamento entre a vida cotidiana e a estética, em um debate constantemente permeado por reflexões sobre fotografia. Discutiram-se, assim, as teorias da fotografia vernacular e teóricos que abordam a sensibilidade sobre os pequenos detalhes da vida corriqueira, como Stewart, Rancière, Highmore e Saito. Também pensaram-se as conexões entre o habitual, o cotidiano, os objetos de consumo e a arte, na estetização contemporânea do cotidiano, a partir de teorias da arte com Danto, Duchamp e Warhol e de outros teóricos e artistas do século XX, como Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone e Schmid. Com tudo isso, tornou-se possível uma reflexão a respeito da criação de imagens técnicas na cultura visual do Instagram e a determinação de algumas características estéticas e fundamentais das fotografias compartilhadas nesta rede visual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectInstagrampt_BR
dc.subjectEstetização do cotidianopt_BR
dc.subjectFotografia vernacularpt_BR
dc.titleMundos-mosaicos: a estetização do cotidiano no Instagrampt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5441481114559130pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research investigates the encounter of aesthetics and the everyday in pictures of Instagram’s visual network. It questions what is something instagrammable, departing from Flusser’s concept of a mosaic-world, which establishes that humanity nowadays lives and knows through pictures that eventually compose a great and moving mosaic. Methodologically, it used 900 images collected from the publicly shared pictures of Instagram’s hashtag #postitfortheaesthetic. Thinking of certain parameters established by Manovich, it catalogued and divided these pictures into categories and subcategories, and then composed a series of mosaics to help determining recurrent aesthetic features. It also promotes a discussion about the intertwinement of everyday life and aesthetics, in a debate which is constantly permeated by thoughts on photography. It discusses vernacular photography theories as well as the work of scholars that address the sensibilities created by the little details in everyday life, such as Stewart, Rancière, Highmore and Saito. It also reflects on the connections between habits, the ordinary, and objects of consumerism and of art, in the contexts of everyday life aestheticization, through the art theories of Danto, Duchamp and Warhol, and other twentieth century authors and artists such as Baudrillard, Lipovetsky, Featherstone and Schmid. With all of that, it became possible to think about the creation of technical images in the visual culture of Instagram and to determine some aesthetic and fundamental aspects of the pictures shared in this visual network.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Manuela de Mattos Salazar.pdf9,13 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons