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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25319

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Título: Modelagem e simulação do transporte de minério de ferro no norte do Brasil em situações de contingência
Autor(es): SIMÃO, Alessandro da Silva
Palavras-chave: Engenharia de Produção; Minério de ferro; Modais de transporte; Contingência; Problema do caminho mínimo; Algoritmo de Dijkstra
Data do documento: 9-Mar-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Esta pesquisa investiga a possibilidade de transporte do minério de ferro na região Norte, com utilização de modais alternativos (ex. rodoviário e aquaviário), devido a contingências na Estrada de Ferro Carajás geralmente causadas por grupos étnicos e sociais. Inicialmente é entendido o cenário atual em questão, que mostra de um lado as jazidas da Província Mineral de Carajás, considerada como origem da matéria-prima e o porto Ponta da Madeira como o destino do minério de ferro. Em seguida, faz-se um levantamento das ligações alternativas entre esses pontos envolvendo rodovias, ferrovias e vias aquáticas levando-se em conta infraestrutura existente, porém não necessariamente utilizada, bem como planejada para entrar em operação nos próximos anos. A modelagem da rede de transporte tanto com infraestrutura atual como planejada é realizada por meio do problema do caminho mínimo. São utilizadas métricas de distância, tempo e custo para caracterizar a rede e diversos cenários de contingência são analisados. O algoritmo de Dijkstra é empregado como método de resolução em cada cenário e os caminhos ótimos são obtidos em termos de distância, tempo ou custo.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25319
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Engenharia de Produção

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