Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25345
Comparte esta pagina
Registro completo de metadatos
Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | BUFREM, Leilah Santiago | - |
dc.contributor.author | SÁ, Paloma Israely Barbosa de | - |
dc.date.accessioned | 2018-08-02T18:27:42Z | - |
dc.date.available | 2018-08-02T18:27:42Z | - |
dc.date.issued | 2017-02-21 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25345 | - |
dc.description.abstract | Considera a cantoria de viola como elemento de disseminação de informação e registro de memória. Questiona de que forma a cantoria de viola se manifesta enquanto registro de memória e transmissão de informação, tendo como objetivos específicos: a) analisar junto à literatura da área de Ciência da Informação o conceito de memória (oral) e seus elementos constituintes, enquanto registro de cultura e tradição; b) caracterizar a criação e reprodução da cantoria de viola reconhecendo o registro oral de informação como elemento de memória da cultura da região do Cariri; c) verificar como se dá o processo de registro da cantoria de viola, enquanto forma de legitimar a produção coletiva. Realiza pesquisa bibliográfica, observação direta e entrevistas com os sujeitos da pesquisa, participantes dos eventos sediados na Região do Cariri cearense, sobretudo na cidade de Juazeiro do Norte-CE. Apresenta como resultados as seguintes considerações: que não há consenso quanto ao conceito de memória, sobretudo na literatura da Ciência da Informação que aproveita os estudos já fecundos em outras áreas; constata que a criação e a reprodução da cantoria de viola se dão de modo espontâneo e para desfrutá-la em sua totalidade é preciso estar presente no espetáculo e, conclui que os processos de registro e legitimação são importantes para a manifestação, mas os seus sujeitos praticantes não se preocupam com essas questões. | pt_BR |
dc.description.sponsorship | CAPES | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Oralidade | pt_BR |
dc.subject | Cantoria de viola | pt_BR |
dc.subject | Cariri Cearense | pt_BR |
dc.title | A cantoria de viola como registro de memória e disseminação de informação na região do Cariri: legitimação e contradição | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/3671645135571846 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/1526528881898399 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Ciencia da Informacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | It considers the viola singing as element of information, dissemination and register of memory. It questions how the viola singing is manifested as a register of memory and transmission of information, being the specific objectives: a) to analyse in the literature of the Information Science area the (oral) concept of memory and its constituting elements, as register of culture and tradition; b) to characterize the creation and reproduction of the viola singing recognizing the oral register of information as memory element of the Cariri region culture; c) to verify how the process of viola singing register takes place, as a way of legitimating the collective production. It holds bibliographical research, direct observation and interviews with the subjects with the subjects of the research, participants of the events hosted in the region of Cariri cearense, mainly in the city of Juazeiro do Norte-CE. It presents as results the following considerations: there is not any consensus about the concept of memory, mainly in the literature of the Information Science which takes advantage from the fruitful studies of other majors; that the creation and reproduction of viola singing happen spontaneously and to fully enjoy it one must attend the spectacle, and, at last, that the processes of register and legitimation are important to the manifestation, but its practitioners are not concerned about these issues. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Paloma Israely Barbosa de Sá.pdf | 1,99 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons