Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25377

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorAZEVEDO NETTO, Carlos Xavier de-
dc.contributor.authorMUNIZ, Pollyanna Farias-
dc.date.accessioned2018-08-03T20:07:52Z-
dc.date.available2018-08-03T20:07:52Z-
dc.date.issued2014-03-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25377-
dc.description.abstractQuando falamos dos grafites urbanos, temos representações simbólicas aliadas a uma produção material e este conjunto está disposto em um domínio heterogêneo, onde uma categorização dicotômica levaria a uma perda significativa de seu valor informacional. O que deve ficar claro é que o que se intenciona analisar não é uma “cultura”, “sociedade” ou mesmo “grupo” nitidamente distinto, mas sistemas abertos em diferentes graus de coexistência. Seguindo uma linha que se utiliza da Ciência da Informação como arcabouço teórico e percorre os meandros da arqueologia e antropologia, apoiando-se na teoria semiótica para obtenção de uma representação e compreensão do movimento mural como expressão que remete informações não apenas aos indivíduos produtores, mas também a sociedade e auxilia nas formações identitárias. As imagens do grafite urbano configuram uma “realidade paralela” no espaço da cidade, considerando aqui, sobretudo o mundo ocidental, estes compartilham também de semelhantes espaços geográficos e sociais, o que possibilita a construção gradativa de sua “peregrinação imagética” na proposição de novas formas de exposição e de apropriação do urbano, com uma grande carga de significação e de simbolismo. O presente trabalho pretende demonstrar o alicerce desta uma cultura específica, atribuindo à pintura representações contextualizadas com o movimento das ruas, tendo em vista que, elas registram expressões, que só podem ser compreendidas de maneira apropriada quando considerados o meio em que elas foram produzidas e o público específico para o qual elas se destinam, buscou-se ainda, meios para registrar, mapear e difundir os painéis da arte mural, definindo atributos com base nas teorias de representação e semiótica foi possível delinear as faces do fenômeno mural no bairro do Recife, mais conhecido popularmente como Recife Antigo, tendo este uma parte destacada como área de pesquisa.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectGrafitospt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectImagens, ilustrações, etc. como recursos de informaçãopt_BR
dc.subjectCultura materialpt_BR
dc.titleA palavra no muro: relações entre o graffiti urbano e a ciência da informaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1815515116804608pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9847960499982828pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxWhen we speak of urban graffiti, have symbolic representations combined to a material production and this set is arranged in a heterogeneous domain, where a dichotomous categorization would lead to a significant loss of their informational value. What should be clear is that what we intend to analyze is not a "culture", "society" or "group" clearly distinct, but open systems in different degrees of coexistence. Following a line that uses information science as a theoretical framework and covers the intricacies of archeology and anthropology, based on the semiotic theory to obtain a representation and understanding of the mural movement as an expression which refers not only to information producers individuals but also society and assists in identity formations. The images of urban graffiti constitute a "parallel reality" in the city, whereas here, especially the Western world, they also share similar geographic and social spaces, allowing the gradual construction of his "pilgrimage imagery" in proposing new forms of exposure and appropriation of urban, with a great deal of meaning and symbolism. The present work aims to demonstrate the foundation of this specific culture, giving the painting contextualized representations with the movement of the streets, in order that they register expressions, which can only be understood properly considered when the medium in which they were produced and specific audience for which they are intended, yet, we sought ways to record, map and disseminate panels wall art , defining attributes based on the theories of representation and semiotics was possible to delineate the faces of the wall phenomenon in the neighborhood of Recife, more popularly known as Recife Antigo, this having a prominent part as a research area.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Pollyanna Farias Muniz.pdf2,95 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons