Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25438

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOUZA, Maria Medianeira de-
dc.contributor.authorSILVA, Nadiana Lima da-
dc.date.accessioned2018-08-07T19:46:08Z-
dc.date.available2018-08-07T19:46:08Z-
dc.date.issued2016-09-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25438-
dc.description.abstractEste trabalho tem por objetivo principal investigar as estratégias textual-discursivas que operam conjunta e retoricamente em textos construídos com base na tipografia cinética, técnica por meio da qual os textos podem congregar movimento, som, alterações tipográficas (quanto à cor, ao formato, ao tamanho etc.) e inserção de imagens (pictóricas ou fotográficas). Para alcançar esse propósito, analisamos vídeos institucionais que visam à tomada de posição ou à ampliação da discussão quanto a determinado tema, à angariação de donativos e afins, de modo a verificar como as marcas visuais tipográficas, bem como outras que se associem a estas, reformulam e homologam um referente, acrescendo um novo viés ao referente retomado e contribuindo para a orientação argumentativa do texto. Por isso, sob a perspectiva do Sociocognitivismo, nosso empreendimento teórico-metodológico consiste em associar o aparato analítico da Linguística Textual com as ferramentas de análise oriundas dos estudos multimodais, mais especificamente da linha sociossemiótica. Também fundamentam nossa análise os pressupostos gerais da Nova Retórica e da Retórica Visual. Os resultados demonstram que os recursos verbo-visuais, sobretudo quando cinéticos, são bastante produtivos para a argumentação de um texto e participam conjuntamente do processo de referenciação, o que revela a necessidade de atentar para outros elementos das composições textuais, além do linguístico, nas análises em Linguística Textual.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLinguística textualpt_BR
dc.subjectReferenciaçãopt_BR
dc.subjectMultimodalidadept_BR
dc.subjectTipografia cinéticapt_BR
dc.titleReferenciação, multimodalidade e tipografia cinética: reflexões em linguística textualpt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/7776888887418171pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5875520624340562pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letraspt_BR
dc.description.abstractxThe main objective of this paper is to investigate the textual-discursive strategies that operate along with and rhetorically in texts constructed based on kinetic typography, a technique by which texts can congregate movement, sound, typographic alterations (regarding color, format, size, etc.) and image insertion (pictorial or photographic). To achieve this purpose, we analyzed institutional videos that aim at position-taking or broadening the discussion regarding a specific topic, at donation gathering and others, in order to verify how typographic visual brands, as well as other brands associated to them, reformulate and ratify a referent, adding a new perspective to the referent retaken and contributing for the argumentativeness of the text. Thus, under the sociocognitivism perspective, our theoretical-methodological effort consists in associating the analytical apparatus of Textual Linguistics with the tools of analysis derived from the multimodal studies, more specifically from the socio-semiotics approach. Our analysis is also based on the general assumptions of the New Rhetoric and the Visual Rhetoric. Findings demonstrate that visual-verbal resources, mainly kinetic, are very productive for the argumentation of a text while participating in the referential process, which reveals the need to be aware for other elements of the textual composition, beyond linguistics, in the Textual Linguistics analysis.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Linguística

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Nadiana Lima da Silva.pdf9,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons