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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25498

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Título: Liberdades positivas e constitucionalização simbólica: uma análise da influência do judiciário na materialização da educação inclusiva em LIBRAS para pessoas surdas
Autor(es): CORREIA SOBRINHO, Adelgício de Barros
Palavras-chave: Direito constitucional - Aspectos sociais; Educação inclusiva - Brasil; Deficientes - Direitos fundamentais - Brasil; Poder judiciário e questões políticas; Igualdade; Diferenças individuais; Língua brasileira de sinais; Surdos - Educação - Brasil; Convenção Interamericana para a Eliminação de Todas as Formas de Discriminação Contra as Pessoas Portadoras de Deficiência; Convenção sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (2007); Direitos humanos; Deficientes - Estatuto legal, leis, etc. - Brasil; Simbolismo no direito; Decisões compiladas (Direito) - Brasil
Data do documento: 25-Fev-2016
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Sentir-se humano e pertencente à espécie é algo buscado por muitas minorias, mas nenhuma tem tanta dificuldade no alcance deste status que as pessoas com deficiência, uma vez que apresentam diferenças palpáveis e, em geral visíveis, criando um certo estigma a ser superado de forma interna e externa. O papel do Estado neste contexto é decisivo e, principalmente do judiciário num país como o Brasil. O pertencimento é fraterno e sua ocorrência se dá pelo convívio entre as diferenças como forma de encontrar a igualdade, motivo pelo qual um estudo sobre o direito fundamental ao ensino inclusivo por Língua Brasileira dos Sinais (LIBRAS) para as pessoas surdas e o papel do judiciário na sua materialização se mostrou relevante e atual. Neste contexto, fez uma pesquisa de base doutrinária e legislativa apoiada na Teoria da Constitucionalização Simbólica de Marcelo Neves e pela visão da diversidade e o Capability Approach de Martha Nussbaum, findando com a análise da LIBRAS e o direito fundamental ao ensino inclusivo para a comunidade surda. A partir deste ponto, passou-se a uma análise das decisões dos Tribunais Superiores (STF e STJ) e dos Tribunais Regionais Federais das cinco Regiões. Selecionadas vinte decisões, traçou-se um perfil das ações que buscam a educação inclusiva por LIBRAS e seus fundamentos, resultando em que elas são tipicamente legalistas e, em geral, favoráveis ao reconhecimento e deferimento do direito fundamental.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25498
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Direito

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