Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25523

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Bartira Ferraz-
dc.contributor.authorSILVA, Saulo Moraes e-
dc.date.accessioned2018-08-13T21:24:29Z-
dc.date.available2018-08-13T21:24:29Z-
dc.date.issued2016-08-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25523-
dc.description.abstractEsta dissertação estuda a atuação das bandas e sociedades musicais em Pernambuco durante os últimos anos da Monarquia e início da República (1880-1930). O objetivo do trabalho é fornecer uma espécie de cartografia de conceitos para o estudo desses conjuntos e de sua difusão; das práticas musicais e repertórios. As bandas e sociedades musicais são provavelmente impulsionadas pela Revolução Industrial, sobretudo após o barateamento e produção em série de instrumentos musicais. A Belle Époque pode ser vista como o período da história pernambucana em que as bandas parecem ter chegado ao seu maior brilho e apogeu. A banda de música é um canal no qual as mais diversas práticas e experiências musicais fluem. O papel mainstream da banda de música serve bem ao gosto cultural e às expectativas políticas da população comum e das elites letradas, revelando assim, certas estratégias de sobrevivência dessas corporações, bem como uma espécie de trincheira cultural em que seus símbolos representam formas de busca pela autoridade simbólica das elites e resistências cotidianas da população.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectMúsica – Históriapt_BR
dc.subjectBandas (Música)pt_BR
dc.subjectFestas religiosaspt_BR
dc.subjectMúsica – Instrução e estudopt_BR
dc.subjectSociedades musicaispt_BR
dc.subjectMúsica militarpt_BR
dc.subjectMúsica civilpt_BR
dc.subjectEducação musicalpt_BR
dc.subjectChancelas sonoraspt_BR
dc.titlePráticas musicais populares na Belle Époque pernambucanapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5116539836249734pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1088612482852098pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThis work studies brass bands and music societies acting in Pernambuco during the last years of Monarchy and the beginning of the Brazilian Republic (1880-1930). The main goal is to provide a kind of cartography of concepts for the research of this assembles and their musical and practical diffusion. Brass bands and music societies are probably impelled by Industrial Revolution, above all, after the cheapening effect of the serial produced musical instruments. Belle Époque could be seen as a period of the history of Pernambuco that brass bands reached their brightest and apogee. A brass band is like a canal in which all kind of music practice and experiences flown. Their mainstream role serves well for ordinary people and the lettered elite cultural tastes and political expectations, disclosing some of these musical societies’ survival strategies, working, as well, like some kind of cultural trench were their banners and symbols represent the lettered elites search for a symbolic authority, although, represent ordinary people resistances.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - História

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Saulo Moraes e Silva.pdf3,58 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons