Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25557

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorGUSMÃO, Cristine Martins Gomes de-
dc.contributor.authorSILVA, Leandro do Nascimento Lima da-
dc.date.accessioned2018-08-15T17:19:56Z-
dc.date.available2018-08-15T17:19:56Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25557-
dc.description.abstractAs novas tecnologias de informação utilizadas na área de saúde têm contribuído para o crescimento e também credibilidade da Educação a Distância (EAD). A EAD exige cada vez mais o conhecimento sobre padrões de interação dentro do ambiente de ensino-aprendizagem. Com o objetivo de otimizar as interações dos usuários com a plataforma de ensino, este estudo apresenta uma análise das interações entre os profissionais de saúde que realizaram o curso de especialização em Saúde da Família pela Universidade Aberta do Sistema Único de Saúde. Uma das técnicas que pode ser utilizada para identificar padrões de usabilidade nos processos de aprendizagem é fazer uso do conhecimento obtido a partir de análise de dados históricos, em particular, de informações educacionais nos períodos de interesse através dos arquivos de Log, o qual permite conhecer alguns padrões de comportamento dos usuários com a plataforma e propor medidas preventivas e corretivas. Nesse contexto, foram investigados os arquivos de Log que correspondem ao período de 10 de dezembro de 2013 até 9 de setembro de 2014, contemplando 306 alunos, 7 tutores, 1 supervisora, 1 coordenadora técnica, 1 coordenadora de EAD e acessos realizados pela secretaria acadêmica. Os resultados permitiram identificar alguns padrões de comportamento dos usuários à frente do processo educacional, oferecendo uma reflexão sobre a gestão do conhecimento cotidiana dos sujeitos, como por exemplo, os dias da semana com mais acessos, os horários, as ações realizadas dentro do ambiente, entre outros. Assim, foi possível traçar novas estratégias em sua utilização no processo educacional, como também propor medidas para prevenir futuros erros na gestão dessa ferramenta ou até mesmo corrigir padrões apresentados pelos usuários durante a utilização do sistema. A análise de dados dos ambientes de aprendizado e a sucessiva identificação de padrões de usabilidade trazem consigo um grande diferencial para a educação a distância, possibilitando uma interação maior com o sistema através de estratégias educacionais. Considerando o usuário como sujeito social, é de suma importância para os gestores desses ambientes a análise dos padrões de cotidiano daquele.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEngenharia Biomédicapt_BR
dc.subjectCapacitaçãopt_BR
dc.subjectE-learningpt_BR
dc.subjectConhecimentopt_BR
dc.subjectGestãopt_BR
dc.subjectProfissionaispt_BR
dc.subjectSaúdept_BR
dc.titleCapacitação do profissional de saúde: impactos e perspectivas da gestão do conhecimentopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4310284927453374pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5472038006606979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Engenharia Biomedicapt_BR
dc.description.abstractxThe new information technologies used in the health area have contributed to the growth and also to the credibility of Distance Education. Distance education requires increasingly knowledge about patterns of interactions within the teaching-learning environment. Purposing to optimize users' interactions with the teaching platform, this study presents an analysis of the interactions among health professionals who attended the specialization course in Family Health by the Open University of the Unified Health System. One of the techniques that can be used to identify usability patterns in learning processes is to make use of the knowledge obtained from the analysis of historical data, in particular, educational information in periods of interest through the Log files, which allows to know some users' behavior patterns with the platform and to propose preventive and corrective actions. In this context, it was investigated the log files for the period of 10 December 2013 to 9 September 2014, including 306 students, 7 tutors, 1 supervisor, 1 technical coordinator, 1 coordinator of EAD and 1 academic secretary. The results allowed to identify some behavior patterns of the users in charge of the educational process, offering a reflection about the management of the subjects' daily knowledge, such as the days of the week with more accesses, schedules, actions performed within the environment, among others. Thus, it was possible to trace new strategies in its use in the educational process, as well as to propose ways to prevent future errors in the management of this tool or even to correct patterns presented by users during the use of it. The analysis of virtual learning environments’ data and the subsequent identification of usability patterns is of considerable importance for Distance Education, allowing a greater interaction with the system through educational strategies. Considering the user as a social subject, the analysis of its’ daily patterns is extremely relevant for the managers of the learning environments.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Engenharia Biomédica

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Leandro do Nascimento Lima da Silva .pdf1,51 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons