Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25679

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCRUZ, Nina Velasco e-
dc.contributor.authorMEDEIROS, Christiane Quaresma-
dc.date.accessioned2018-08-17T21:35:37Z-
dc.date.available2018-08-17T21:35:37Z-
dc.date.issued2016-07-29-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/25679-
dc.descriptionMEDEIROS, Christiane Quaresma, também é conhecida em citações bibliográficas por: QUARESMA, Christianept_BR
dc.description.abstractO ponto de partida da presente pesquisa foram as carências acadêmicas que o objeto de estudo trabalhado implica, ao combinar os atributos "animação", "super 8" e "experimental". Tratam-se de três instâncias cinematográficas que até os dias atuais ainda carecem de procedimentos historiográficos apropriados (em termos de mapeamento, restauração, catalogação e inserção na narrativa histórica do cinema nacional), bem como aprofundamentos teóricos que busquem visualizá-las segundo parâmetros analíticos concernentes a seus imperativos processuais, técnicos, estéticos e ideológicos. Com base nisso, o projeto possuiu três fases, a saben mapeamento, pesquisa de campo e análise. A última se deu a partir de um corpus que buscou evidenciar os trabalhos pintados diretamente sobre a película, técnica conhecida como "animação direta" e caracterizada pelo uso da película como tela. A discussão teve o processo animado como vetor, e a análise teve como foco os processos de destenitorialização (Deleuze) que tal conduta processual impõe ao sujeito criador, bem como ao dispositivo técnico do cinema. Observou-se também como o super 8 potencializa esta relação com o maquinário a partir de suas especificidades tanto técnicas, como também ideológicas, tendo por base o pensamento sobre o cinema que foi arquitetado em torno desta bitola no Brasil das décadas de 1970 e 1980. Os principais nortes teóricos incluem a noção de campo de Bourdieu, a fim de posicionar tais obras dentro de um contexto que permita aventar o esquema de valores e legitimidade que se colocam a partir destes filmes com a devida complexidade, evitando reduzir tais questões segundo categorias de oposição pré-estabelecidas. Recorre-se, ainda, a noção de destenitorialização de Deleuze, com o intuito de enriquecer o olhar sobre estes efeitos de reconfiguração que tais obras promovem, transversalmente, ao sujeito da criação, ao maquinário do cinema, bem como aos procedimentos artísticos que agregam em seu processo.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAnimaçãopt_BR
dc.subjectSuper 8pt_BR
dc.subjectCinema experimentalpt_BR
dc.subjectCinema nacionalpt_BR
dc.titleAnimação experimental no Super 8 brasileiropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3409334786766460pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2462630368138314pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe start up of this research was the academic scarcity on the subject of this study, that combines attributes such as: "animation", "Super 8" and "experimental". These three cinematography instances still lack proper historiographical procedures (in terms of mapping, restoration, cataloging and inclusion in the historical narrative of national cinema) as well as theoretical insights that seek to visualise them through analytical parameters that concerns their procedural, technical, aesthetic and ideological imperatives. Based on that, this project had three phases: mapping, field research and analysis. The analysis stage used a group of films that were painted directly on to the strip film, a technique known as cameraless animation and characterized by the use of film as a canvas. The discussion used the animated process as a vector, and the analysis focused on the detenitorialization processes (Deleuze) that such procedural conduct imposes to the creative individual, as well as to the cinematographic device. It was also observed how the super 8 strip film enhances this relationship with the machinery from its specificities, both technical and ideological, based on the idea constructed around this equipment in Brazil, in the 1970s and 1980s. The main theoretical guides include Bourdieug Field Theory, in order to position those works within a context that would allow to express the scheme of values and legitimacy that arise from these films with condign complexity, avoiding to reduce such issues according to pre-established categories of opposition. The DeleuzeN detenitorialization concept is used in order to enrich the understanding of the reconfiguration effects promoted by those films, transversely to the creative individual, to the cinematographic machinery, and to the artistic procedures that are added to the process.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Chistiane Quaresma Medeiros.pdf9,84 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons