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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSANTOS, Josete Florencio dos-
dc.contributor.authorGALVÃO, Ricardo Cavalcante-
dc.date.accessioned2018-08-29T21:19:32Z-
dc.date.available2018-08-29T21:19:32Z-
dc.date.issued2016-12-12-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26030-
dc.descriptionRABONI, Pierre Lucena, também é conhecido em citações bibliográficas por: LUCENA, Pierrept_BR
dc.description.abstractAbordando a temática finanças comportamentais, o presente trabalho teve por objetivo verificar o efeito no retorno das ações da BM&FBOVESPA quando considerado o sentimento do mercado norte-americano na propensão à geração de vieses dos investidores brasileiros no período de 2006 a 2015. Para atingir o objetivo proposto, foi criado um índice de sentimento mensal que teve por base os trabalhos de Baker e Wurgler (2006) e Yoshinaga (2009), mas com a inclusão de uma variável representativa do sentimento norte-americano, que representou o contágio de sentimento entre países. O índice foi obtido através da extração do primeiro fator de uma análise de componentes principais na qual fora observada a validade do índice norte-americano, a diferença entre os índices market-to-book das empresas pagadoras e não pagadoras de dividendos, o número e o retorno das ofertas públicas iniciais e o índice de confiança do consumidor, sendo apenas a última variável excluída por não compor o primeiro fator. A significância estatística do índice proposto foi verificada através da técnica de regressão com dados em painel, mais precisamente um painel de efeitos fixos composto pelas variáveis propostas no modelo de cinco fatores de Fama e French (2014), além do referido índice. Os resultados indicaram que o índice de sentimento proposto foi estatisticamente significativo ao nível de um por cento e com resultados melhores do que o mesmo índice sem a inclusão de variável representativa de contágio. Concluiu-se que há evidências no mercado de capitais brasileiro tanto de interferência dos aspectos comportamentais no retorno dos ativos quanto de contágio do sentimento do investidor norte-americano também no mercado brasileiro.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectFinançaspt_BR
dc.subjectÍndices de mercado de açõespt_BR
dc.subjectSociedades comerciais – Relações com investidorespt_BR
dc.titleFinanças comportamentais: uma proposta de índice para aferição do sentimento do investidor no mercado de capitais brasileiropt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coRABONI, Pierre Lucena-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2822414320395131pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5657418279526928pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxAddressing behavioral finance, The objective of this study was to verify the effect on the return of BM&F BOVESPA stock market when considering the US investor sentiment in the propensity to generate biases of Brazilian investors in the period from 2006 to 2015. To reach the objetive a monthly sentiment index was created based on Baker an Wurgler (2006) and Yoshinaga (2009) but with an extra variable representing the north american sentiment, wich represented the contagion between countries. The index was obtained by extracting the first factor from a principal components analysis with these variables: North American sentiment index, the difference between market-to-book indices of paying and not paying dividend fims, the number and return of initial public offerings, and the consumer confidence index, being the former excluded because it did not make up the first factor. The statistical significance of the proposed index was verified using fixed effects panel, composed with the variables proposed in Fama and French (2014) the five-factor model and the index proposed. The results shows that the index of sentiment was statistically significant at the level of one percent and obtained better results than the sentiment itself without the contagion variable. The variables included in the test were statistically significant except for profitability. The conclusion shows evidence of interference of behavioral aspects in the return of Brazilian stock market and also evidence of contagion of the US investor sentiment in the Brazilian stock market.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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