Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorPINHO, Fábio Assis-
dc.contributor.authorOLIVEIRA, Rafael Alves de-
dc.date.accessioned2018-09-05T19:58:22Z-
dc.date.available2018-09-05T19:58:22Z-
dc.date.issued2014-03-14-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26245-
dc.description.abstractAborda conceitos de memória visando demonstrar suas dimensões e alcance, e contextualizar a indexação de documentos como processo gerador de dispositivos de memória. Em seguida, apresenta um resgate teórico e epistemológico da Organização do Conhecimento enquanto campo de estudo, destacando o construto teórico que fornece subsídios para a elaboração de métodos e técnicas que permitam o arranjo e a recuperação de documentos, e sua aplicabilidade nas ciências em geral, enfocando-se nas questões relacionadas à análise de documentos. Aborda a questão do aboutness, elemento que, embora inerente à análise de assunto, possui divergências relacionadas ao seu conceito e à sua tradução para a língua portuguesa. Delimita a abordagem para a questão dos documentos imagéticos, apresentando as suas possíveis manifestações e as características que os diferenciam dos documentos textuais, oferecendo subsídios teóricos para o processo de análise. Apresenta as metodologias propostas por Rodrigues e Manini, buscando obter subsídios para a análise de obras de arte, destacando o fato de que ambas possuem como foco de estudo as imagens fotográficas. Propõe uma pesquisa exploratória, por meio de observação sistemática, uma análise da possível aplicabilidade de metodologias desenvolvidas para fins fotográficos em obras de arte. Dessa forma, aplica as metodologias escolhida na obras de Cândido Portinari contidas no acervo do Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand, buscando observar até que ponto as metodologias atendem as demandas das obras de arte, considerando que o objetivo inicial de ambas seja a análise de fotografias. Verifica-se, por fim, que os métodos conseguem abarcar parte dos elementos identificados nas pinturas, embora aponte indícios da necessidade de adequação e criação de novos campos, para que sejam plenamente compatíveis com as demandas das obras de arte.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCiência da informaçãopt_BR
dc.subjectRepresentação do conhecimento (Teoria da informação)pt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectIndexaçãopt_BR
dc.subjectFotografiapt_BR
dc.subjectPinturapt_BR
dc.titleObras de arte e a memória imagética: uma análise dos métodos de representaçãopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3404615946234629pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4220711855480007pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Ciencia da Informacaopt_BR
dc.description.abstractxAddresses memory concepts aiming to demonstrate its size and scope and context indexing of documents as the process of generating memory devices. It then presents a theoretical and epistemological rescue of Knowledge Organization as a field of study, highlighting the theoretical construct that provides subsidies for the development of methods and techniques for the arrangement and retrieval of documents, and their applicability in the sciences in general, focusing on the issues related to the analysis of documents. Addresses the issue of aboutness, although inherent in subject analysis, has differences related to its concept and its translation into Portuguese. Defines the approach to the issue of pictorial documents, showing its possible manifestations and characteristics that differentiate them from textual documents, offering theoretical analysis process for grants. Presents the methodologies proposed by Rodrigues and Manini, seeking to obtain information for analysis of works of art, highlighting the fact that both have a focus of study the images. Proposes an exploratory research through systematic observation, an analysis of the possible applicability of developed methodologies for photographic purposes in artwork. Thus, applying the methodologies chosen in the works of Candido Portinari contained in the Museum of Art of São Paulo Assis Chateaubriand, seeking to observe the extent to which methodologies meet the demands of artworks, considering that the initial goal of both is the analysis of photography. Finally verifies that the methods can cover part of the elements identified in the paintings, although indications point to the need to adapt and create new fields that are fully compatible with the demands of artworks.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Ciência da Informação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafael Alves de Oliveira.pdf6,55 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons