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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCEBALLOS, Albanita Gomes da Costa de-
dc.contributor.authorSANTOS, Washington José dos-
dc.date.accessioned2018-09-14T23:22:23Z-
dc.date.available2018-09-14T23:22:23Z-
dc.date.issued2017-03-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26581-
dc.description.abstractIntrodução: A sobrecarga de trabalho está diretamente ligada ao esgotamento emocional e insatisfação na realização da atividade, enquanto que os comportamentos de risco ao dirigir estão relacionados com a gravidade dos acidentes de motociclistas. O objetivo do estudo foi analisar a relação entre sobrecarga de trabalho e adoção de comportamento de risco de motociclistas acidentados internados no Hospital de Restauração. Metodo: Estudo transversal de caráter exploratório realizado com 124 pacientes trabalhadores acidentados, condutores de motocicletas, internados no Hospital da Restauração em Recife-PE, utilizando questionário com variáveis sociodemográficas, relacionados ao acidente, características comportamentais de sobrecarga de trabalho e adoção de comportamentos de risco. Resultados: A maioria dos pesquisados eram do sexo masculino(97,6%), adulto jovem de 18 a 39 anos (81,5%), com renda média mensal menor que 2 salários(75,0%). Cerca de 55% dos entrevistados possuíam vínculo empregatício informal. Colisão com outro veículo automotor foi o tipo de acidente mais frequente (62,0%). A demanda excessiva de trabalho, dificuldades em realizar tarefas de trabalho, sentir-se cansado durante o trabalho e sentir-se pressionado a realizar tarefas de trabalho estão associados com o desfecho sono/fadiga no momento do acidente. Foi encontrada associação negativa entre querer mudar de profissão e consumo de bebida alcoólica no dia do acidente. Conclusão: A sobrecarga de trabalho está associada a adoção de comportamento de risco na condução da motocicleta para motociclistas trabalhadores podendo repercutir no número de acidentes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectAcidentes de trânsitopt_BR
dc.subjectCarga de trabalhopt_BR
dc.subjectMotocicletaspt_BR
dc.subjectAssunção de riscopt_BR
dc.titleSobrecarga de trabalho e comportamentos de risco no trânsito de motociclistas acidentadospt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4793049766043525pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4293171936121469pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Saude Coletivapt_BR
dc.description.abstractxIntroduction: Work overload is directly related to emotional exhaustion and dissatisfaction in performing the activity, while driving risk behaviors are related to the severity of motorcycle accidents. The objective of the study was to analyze the relationship between work overload and adoption of risk behavior of injured motorcyclists hospitalized at Hospital de Restauração. Methodology: A cross-sectional exploratory study carried out with injured workers, drivers of motorcycles, hospitalized at the Hospital of Restoration in Recife- PE, using a questionnaire with socio-demographic variables related to the accident, behavioral characteristics of work overload and adoption of risk behaviors. RESULTS: 124 people were surveyed. The majority were males (97.6%), young adults aged 18 to 39 years (81.5%), with a monthly average income lower than 2 wages (75.0%). About 55% of the interviewees had an informal employment relationship. Collision with another motor vehicle was the most frequent type of accident (62.0%). Excessive work demands, difficulties in performing work tasks, feeling tired during work and feeling pressured to perform work tasks are associated with the sleep / fatigue outcome at the time of the accident. A negative association was found between wanting to change profession and alcohol consumption on the day of the accident. Conclusion: The work overload is associated to the adoption of risk behavior in motorcycle driving, which may have an impact on the number of accidents.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Saúde Coletiva

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