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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26625

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Título: Arte na educação em saúde: ensino e aprendizagem para transformar relações
Autor(es): MIRANDA, Carolina Galgane Lage
Palavras-chave: Hipertensão; Idosos- educação; Gravações de vídeos
Data do documento: 25-Mai-2017
Editor: Universidade Federal de Pernambuco
Abstract: Objetivo: Avaliar a efetividade de uma intervenção artística (vídeo), por meio da utilização de técnica artística (artes cênicas e desenho) na produção do vídeo, como estratégia de educação de usuários de medicamentos, comparada a estratégia usual, palestra educativa. Métodos: O estudo foi desenvolvido em duas fases. A primeira fase consistiu a elaboração do Material Educativo Audiovisual (MEA) a partir da pedagogia de Paulo Freire. Nessa fase realizou-se um estudo metodológico e de desenvolvimento. Um estudo metodológico compreende um conjunto de ações de: elaboração, validação e avaliação de um instrumento e técnica de pesquisa que possa ser empregado por outros pesquisadores. A segunda fase tratou-se da realização do quasi-experimento, com delineamento pré e pós-teste com grupo controle não equivalente, por meio de uma intervenção educacional (vídeo artístico). Tendo um grupo intervenção e um controle, não ocorrendo randomização, sendo a intervenção realizada em paralelo. A amostra do Grupo Controle e Intervenção foi seletiva, por conveniência, por ser área da saúde a amostra se compôs dos indivíduos que se teve acesso durante a palestra e a intervenção, nos dias do encontro dos grupos de HiperDia nos respectivos CSC sorteados. Resultados: O Grupo Intervenção apresentou ganho de conhecimento de média de cerca de 0,8 pontos (p=0,000) em relação ao Grupo Controle 0,2 pontos (p=0,19), com intervalo de confiança de 95%. Aprimorando os resultados por meio de análise de regressão linear múltipla, obteve-se que o Grupo intervenção apresentou ganho de conhecimento final de 0,393 percentual (p=0,038) em relação ao grupo Controle. Embora ambos os grupos tenham tido ganho de conhecimento (pós teste) em relação à palestra e ao vídeo. Conclusão: o material audiovisual produzido pode ser considerado uma ferramenta didática válida capaz de promover ganho de conhecimento na educação de usuários hipertensos sobre sua doença, medicamentos, mudança de estilo de vida e uso correto e seguro de medicamentos.
Descrição: MIRANDA, Carolina Galgane Lage, também é conhecida em citações bibliográficas por: GALGANE, Carolina Lage Miranda
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26625
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Inovação Terapêutica

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