Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26627

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorGUILLEN, Isabel Cristina Martins-
dc.contributor.authorBEZERRA, Cicera Patrícia Alcântara-
dc.date.accessioned2018-09-17T21:14:03Z-
dc.date.available2018-09-17T21:14:03Z-
dc.date.issued2017-02-17-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26627-
dc.description.abstractO principal objetivo deste trabalho é analisar as representações da região do Cariri cearense dentro do movimento folclórico brasileiro a partir do diálogo entre as comissões nacional e cearense de folclore e o Instituto Cultural do Cariri - ICC entre as décadas de 1950 e 1970, e a partir da constituição de diferentes espaços. Tendo como base nossa análise documental, foi possível dividir esse processo em três momentos, a respeito dos quais incide a divisão dos capítulos de nossa tese. O primeiro deles acompanha a fundação das comissões nacional e cearense de folclore e o certo “silenciamento” delas com relação à existência de elementos folclóricos importantes no extremo sul cearense. Silenciamento esse interrompido pelas primeiras correspondências enviadas pelo intelectual caririense J. de Figueiredo para os secretários gerais dessas duas instituições, em que este propagava ser aquela região muito rica culturalmente falando. No segundo momento, encontramos esse intelectual tentando "gravar" um lugar privilegiado para o extremo sul cearense por meio do incentivo à participação de uma determinada Banda Cabaçal cratense no circuito de eventos, principalmente os organizados pela Campanha de Defesa do Folclore Brasileiro – CDFB e pelo Instituto Cultural do Cariri - ICC. No terceiro e último momento, analisaremos a consolidação de tal vínculo a partir da inserção dessa região nos boletins bibliográficos e noticiosos da comissão nacional de folclore, bem como por meio da publicação da principal obra de Figueiredo Filho nessa temática: O Folclore no Cariri, de 1962. Neste sentido e tendo como base todo o conjunto de questões analisadas no decorrer de nossa narrativa, é possível concluir que esse diálogo só se fez possível alicerçado nesses diferentes espaços de compartilhamento e na preocupação comum com os chamados “Folguedos Populares”, elementos básicos no discurso de Identidade Nacional produzido pelo movimento folclórico brasileiro.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectHistóriapt_BR
dc.subjectFolclorept_BR
dc.subjectFolclore – Encenaçõespt_BR
dc.subjectCultura popularpt_BR
dc.subjectArquivos de folclorept_BR
dc.subjectMovimento folclórico brasileiropt_BR
dc.titleUm celeiro de (re)encenações: cartografias e arquiteturas de um Cariri folclórico no sul cearense (1950-1970)pt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8241450721687393pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8822901286294537pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Historiapt_BR
dc.description.abstractxThe main purpose of this work is to analyze the representations of Cariri of Ceará inside the Brazilian Folklore Movement from the dialogue between the Folklore National Commission, the Commission of Folklore of Ceará and the Cultural Institute of Cariri - CIC between the decades of 1950 and 1970 and from the configurations of different spaces. Based on our documental analysis, it is possible to divide this process in three moments, about which focuses the division of the chapters of our thesis. First of them follows the foundation of Brazil and Ceará's commissions of folklore and a certain "stillness" of theirs about the existence of important folkloric elements in the extreme south of Ceará. This stillness was broken by the first correspondences sent by J. Figueiredo to the general secretaries of these two institutions, in which he diffused that region as being very culturally rich. At the second moment, we found the scholar from Crato trying "to engrave" a privileged place to this region by encouraging participation of a certain Banda Cabaçal from Crato in a circuit of events, mainly the ones organized by the Campaign of Defense of Brazilian Folklore and by the Cultural Institute of Cariri. At the third and last moment we will analyze the consolidation of this bond from the insertion of this region on the bibliographic bulletins and news of the Folklore National Commission as well as from the publication of the main work by Figueiredo Filho on this theme: O Folclore do Cariri, in 1961. Based on the entire questions that were analyzed, it is possible to conclude that this dialogue was made possible only by being built on these different spaces of sharing and in the common concern about the so called Popular Disports, a basic element on the National Identity discourse produced by the brazilian folkloric movement.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - História

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Cícera Patrícia Alcântara Bezerra.pdf3,43 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons