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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26653

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Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorBRITO, Yvana Carla Fechine de-
dc.contributor.authorSILVA, Rodrigo Édipo do Nascimento-
dc.date.accessioned2018-09-17T23:21:05Z-
dc.date.available2018-09-17T23:21:05Z-
dc.date.issued2013-02-28-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/26653-
dc.descriptionSILVA, Rodrigo Édipo do Nascimento, também é conhecido em citações bibliográficas por: ÉDIPO, Rodrigopt_BR
dc.description.abstractCom a digitalização, os conteúdos televisivos podem ser consumidos em múltiplas telas: computadores, tablets, smartphones. Surge, assim, a televisão transmídia, caracterizada pela produção, circulação e distribuição articulada e sinérgica de conteúdos em distintas plataformas (portais, aplicativos, redes sociais etc.). Esses conteúdos podem tanto ser os mesmos ofertados pela programação televisiva quanto conteúdos exclusivos, complementares ou adicionais aos programas. De um modo ou de outro, essa nova realidade reconfigura a linguagem e as estratégias narrativas e discursivas da televisão. Nesse panorama, interessa-nos entender melhor as transformações ocorridas nas transmissões esportivas “ao vivo”. Para isso, a pesquisa propõe uma análise das transmissões televisivas de jogos de futebol no ambiente de digitalização dos meios e de cultura participativa, a partir das estratégias adotadas pelo grupo midiático brasileiro Esporte Interativo, que opera como uma agência de conteúdo convergente. Metodologicamente, a investigação se baseia em uma discussão teórico-conceitual com uma abordagem analítica do corpus delimitado, a partir de uma revisão bibliográfica e da observação exploratória das transmissões de jogos de futebol do Esporte Interativo entre 2012 e 2013, a partir da exibição broadcasting da televisão e nas páginas oficiais do canal na Internet (portal, aplicativos e redes sociais). Na análise observamos variações nas estratégias em relação ao uso das redes sociais, um estímulo constante de participação livre dos telespectadores ao mesmo tempo que promovem o controle de tais conteúdos, subutilização das capacidades midiáticas dos dispositivos móveis, interação baseada em “curtir” e compartilhar” e ausência de “conversa” da emissora com o telespectador.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectComunicaçãopt_BR
dc.subjectTelevisãopt_BR
dc.subjectFutebolpt_BR
dc.titleAs transmissões de jogos de futebol em um ambiente de convergência midiática: uma análise a partir do Esporte Interativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3212381203022995pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9747239620879117pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxDue to digitalization, the consumption of TV contents can happen on multiple screens: computers, tablets, smartphones. Thus arises transmedia television, characterized by the articulated and synergic production, circulation and distribution of content in various platforms (web portals, applications, social networks, etc). These contents can be the same being offered by television programming or be exclusive, complementary or additional to these programs. In a way or another, this new reality reconfigures the language used and the narrative and discursive strategies employed in television. In this panorama, it is out interest to better understand the transformations occurred on “live” sports broadcasting. To this end, our research proposes an analysis of broadcasts of soccer matches in a media digitalization and participatory culture environment, based on the strategies adopted by the Brazilian media group Esporte Interativo, which operates as an agency of convergent content. Methodologically, this investigation builds on theoretical and conceptual discussions with a analytical approach of the defined corpus, from a bibliographic review and exploratory observation of transmissions of football matches on Esporte Interativo between 2012 and 2013, by viewing broadcasts and official website of the channel (portal, apps and social networks). In the analysis we observed variations on strategies regarding the use of social networks, a constant stimulus of viewer free participation whilst promoting control of such contents, an underuse of the media capabilities of mobile devices and the interaction based on "like" and "share" and the absence of a "conversation" between the TV station and the viewer.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Comunicação

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