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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27540
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Título: | Bancada didática para testes e estudos das vibrações em máquinas rotativas acopladas |
Autor(es): | CAVALCANTE, Laertty Moraes |
Palavras-chave: | Engenharia Mecânica; Bancada didática; Máquinas rotativas; Análise de vibrações |
Data do documento: | 10-Mar-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Máquinas com componentes girantes interligados estão presentes em muitos sistemas mecânicos quer sejam ligados a mobilidade ou às aplicações industriais. As bancadas didáticas são instrumentos de grande utilidade para o alinhamento dos conhecimentos teóricos com a realidade das execuções práticas de problemas na engenharia. Nos cursos de graduação em engenharia mecânica, a grande maioria das universidades não dispõe destas bancadas didáticas para aulas práticas em análise das vibrações em máquinas rotativas, as quais são provocadas por diversos fatores, entre eles o desalinhamento e desbalanceamento. Este trabalho teve por objetivo o projeto, fabricação, montagem e teste de uma bancada didática para simulações de problemas em máquinas rotativas com aplicações em cursos e disciplinas acadêmicas. Na verificação funcional do projeto foram realizadas várias medições de vibração e potência consumida, nas condições de máquina alinhada e balanceada e posteriormente puramente desalinhada e puramente desbalanceada, buscando assim avaliar sua utilização no meio acadêmico. Os resultados encontrados nas análises realizadas são coerentes com literaturas referenciadas. Nesse sentido, concluiu-se que esta bancada é viável para aplicações didáticas contribuindo na formação dos discentes que a partir da realização de experimentos adquirirão conhecimento para posterior diagnóstico em máquinas rotativas, ressaltando dessa forma a sua importância na aplicação de conhecimentos teóricos e práticos junto ao discente. |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27540 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Engenharia Mecânica |
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