Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27663

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSILVA JÚNIOR, José Afonso da-
dc.contributor.authorCALADO, Karolina de Almeida-
dc.date.accessioned2018-11-21T22:36:45Z-
dc.date.available2018-11-21T22:36:45Z-
dc.date.issued2014-06-11-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27663-
dc.description.abstractO problema guia deste estudo questionou quais características poderiam ser identificadas nas narrativas jornalísticas do tablet. A concepção desse tipo de narrativa estende-se, do meio impresso até a plataforma móvel tablet, graças aos autores Muniz Sodré e Ferrari (1986), Benjamin (1994), Díaz Noci (2011), Rita Paulino (2012) e Suzana Barbosa (2013). Essa fundamentação teórica vai ao encontro do objetivo de compreender como as narrativas são construídas no tablet, a partir de características peculiares aos meios digitais e móveis: multimidialidade, hipertextualidade, gênero e tactilidade. Para tanto, lançou-se mão de dois produtos: a revista digital O Globo a Mais e o aplicativo do Jornal do Commercio de Pernambuco, observados em diferentes períodos de 2013. O corpus de análise é composto de 10 narrativas do O Globo a Mais e quatro do Jornal do Commercio. A hipótese norteadora subentendia que os produtos analisados utilizariam os recursos multimídia pertinentes ao tablet. Envidencia-se, desta forma, pelo menos dois produtos distintos: o shovelware, cuja ideia é apresentada por Fidalgo e Canavilhas (2009); e o autóctone, conceituado por Barbosa, Silva e Nogueira (2012). De forma generalizante, ressaltam-se alguns aspectos estruturais das narrativas apresentados nos dois produtos: narrativas lineares com algumas variações; convergência de conteúdos; o processo de remediação e a apropriação da subjetividade, utilizada com maior intensidade em reportagens em profundidade dos autóctones, representados aqui por O Globo a Mais, o que permite fazer uma analogia ao jornalismo de revista desenvolvido pela revista O Cruzeiro nas décadas de 40, 50 e início de 60 (CASADEI, 2013).pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTabletpt_BR
dc.subjectNarrativas jornalísticaspt_BR
dc.subjectEstruturaspt_BR
dc.subjectAplicativospt_BR
dc.subjectRemediaçãopt_BR
dc.titleNarrativas jornalísticas no tablet: aspectos estruturais em produtos de notícia, com estudos de caso do O Globo a Mais e Jornal do Commerciopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0031977950392762pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2687254184338962pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThe guiding problem of this study looked for the characteristics which could be identified, in the journalistic narratives written for the tablet platform. The conception of this type of narrative extends from the printed media to the tablet mobile platform, thanks to authors like Muniz Sodré and Ferrari (1986), Benjamin (1994), Díaz Noci (2011), Rita Paulino (2012) and Suzana Barbosa (2013). This theoretical fundamentation meets the objective of comprehending how the narratives are constructed on the tablet, based on characteristics which are peculiar to digital and mobile media: multimediality, hypertextuality, genre and tactility. Therefore, two products were analysed: the digital magazine O Globo a Mais and the application of the Jornal do Commercio of Pernambuco, observed in different periods in 2013. The corpus of the analysis is composed of 10 narratives from O Globo a Mais and four from the Jornal do Commercio. The guiding hypothesis implies that the analysed products would use multimedia resources pertinent to the tablet. We evidence, therefore, at least two distinct products: the shovelware, the idea of which is presented by Fidalgo and Canavilhas (2009); and the autochthon, conceptualized by Barbosa, Silva and Nogueira (2012). In a general way, we highlight certain structural aspects of the narratives presented in both products: linear narratives with some variations; convergence of content; the process of remediation and the appropriation of subjectivity, used more intensely in deep news in the autochthones, represented here by O Globo a Mais, which allows us to make an analogy to the magazine journalism developed by the magazine O Cruzeiro in the 40s, 50s and early 60s (CASADEI, 2013).pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Karolina de Almeida Calado.pdf4,01 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons