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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27729

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Título: Contribuições da audio-descrição para acessibilidade a educação alimentar e nutricional- enfoque na construção de um cardapio inclusivo para pessoa cega
Autor(es): LOPES, Cleide Rita Nunes
Palavras-chave: Audiodescrição; Crianças Deficientes visuais; Educação Alimentar e Nutricional
Data do documento: 10-Jan-2018
Citação: LOPES, C. R. N.
Abstract: Introdução: De acordo com Pesquisa Nacional de Saúde (IBGE, 2013), cerca de 6,2% da população brasileira tem algum tipo de deficiência, e a visual é a mais representativa, atingindo 3,6%. No que concerne os aspectos da inclusão social e cultural, a audiodescrição é um recurso de acessibilidade que permite que as pessoas com deficiência visual possam assistir, com melhor entendimento, a filmes, peças de teatro, programas de TV, mostras musicais, óperas e outros, ouvindo o que não pode ser visto. Destaca-se nesse âmbito, a importância social da EAN, para este público, a fim de agregar autonomia e inclusão social garantindo-lhe que o DHAA não seja negado, sabendo a importância desse fator para a qualidade de vida e saúde da população. Objetivo: Investigar as contribuições da audiodescrição para acessibilidade à Educação Alimentar e Nutricional, por meio da produção de cardápios áudio-descritos. Metodologia: O estudo foi realizado na Escola de Referência do Ensino Médio (EREM) José Joaquim da Silva (JJS), da rede estadual de ensino, localizada no município de Vitória de Santo Antão. Durante uma semana, foram realizadas visitas para o acompanhamento da distribuição da merenda escolar, no horário do almoço, na referida escola. Sendo realizada captura fotográfica das refeições e após executado de acordo com roteiro a audiodescrição das preparações. Resultados: A fim de apresentar as imagens das refeições, as fotografias áudio-descritas mostraram-se adequadas para a finalidade de imagens alimentícias, desenvolvendo de forma clara e simples um conjunto de textos facilitadores que funcionam como tecnologias assistivas para alunos cegos ou de baixa visão das escolas estaduais de Pernambuco. Conclusão: O roteiro sugerido pode ser trabalhado, não apenas, na construção do cardápio da merenda escolar, mas de todas as unidades de alimentação e nutrição – UAN, o que confere um produto para toda a população brasileira, seja integrada no ambiente escolar, trabalho ou lazer. Para tanto, outros estudos podem ser propostos a fim de verificar a eficácia desse cardápio na construção de hábitos alimentares saudáveis, bem como, autonomia nas escolhas nutricionais da pessoa cega.
URI: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27729
Aparece nas coleções:(CAV) TCC - Nutrição

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