Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27919

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSPINILLO, Alina Galvão-
dc.contributor.authorQUEIROZ, Jacqueline Travassos de-
dc.date.accessioned2018-12-03T21:17:02Z-
dc.date.available2018-12-03T21:17:02Z-
dc.date.issued2017-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27919-
dc.description.abstractEmbora haja um vasto número de autores e de estudos acerca da compreensão de textos, ainda há muito o que se investigar sobre esta temática. Devido à complexidade deste processo, há diversas possibilidades de olhares e procedimentos de investigação. Essas possibilidades variam em função de concepções teóricas e de relações que são estabelecidas entre a compreensão leitora e aspectos diversos como idade, escolaridade e tipos de textos que são alvo da compreensão do leitor. É um consenso na literatura a ideia que a compreensão de textos envolve a construção de um modelo mental que se propõe a explicar como se dá a integração entre as diferentes informações, intratextuais e derivadas do conhecimento de mundo do leitor, em uma representação mental coerente. Com base no Modelo de Construção-Integração (CI), o presente estudo apresenta a compreensão de textos como um processo contínuo de interação entre o leitor e o texto. A presente investigação realizou um estudo acerca das relações entre compreensão de texto, tipos de inferências e tipos de texto (narrativo, argumentativo e expositivo) ao longo dos primeiros anos de escolarização – do último ano da Educação Infantil até o 5º ano do Ensino Fundamental, dos 4,9 anos a 11,8 anos. Os textos narrativos foram histórias, os textos argumentativos foram textos de opinião e os textos expositivos foram textos do teste de Avaliação da Compreensão Leitora de Textos Expositivos. Na presente investigação foram utilizados nove textos de diferentes tipos, sendo: três narrativos (histórias), três argumentativos e três expositivos. Em cada tipo, os textos variavam quanto à complexidade, de forma que havia um texto mais elementar, um intermediário e outro mais complexo. Cada participante leu três textos, sendo um de cada tipo com base no ano escolar em que estava matriculado. Tomando a compreensão como uma atividade inferencial que vai além da decodificação, o presente estudo examinou duas classes de inferências: inferências de estado e inferências causais. A presente investigação, de maneira geral, examinou relações entre compreensão de texto, tipos de inferências e tipos de textos (narrativo, argumentativo e expositivo) ao longo dos primeiros anos de escolarização. Para isso, buscou: a) Analisar se o desempenho varia nos diferentes tipos de texto; b) Analisar se o desempenho varia quanto aos diferentes tipos de perguntas inferenciais; c) Analisar se o desempenho varia nos diferentes tipos de textos quanto aos diferentes tipos de inferências. Essas questões foram analisadas e categorizadas por dois juízes independentes. Os resultados mostraram que as relações entre compreensão de texto, tipos de inferências e tipos de texto, apresentaram-se de forma diferenciada na maioria dos anos escolares investigados, demonstrando que a capacidade de compreensão parece estar mais associada à familiaridade com os tipos textuais do que com a própria estrutura do texto apresentado. Já que crianças de todas os anos investigados foram capazes de estabelecer respostas inferenciais coerentes e completas nos diferentes tipos textuais, no entanto esse tipo de resposta foi mais frequente nos textos narrativos, que são trabalhados no ambiente familiar e escolar desde muito cedo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPsicologiapt_BR
dc.subjectPsicologia cognitivapt_BR
dc.subjectEducação infantilpt_BR
dc.subjectInferência (Lógica)pt_BR
dc.subjectCompreensão na leiturapt_BR
dc.subjectCompreensão de textospt_BR
dc.subjectGêneros literáriospt_BR
dc.subjectTipos de textospt_BR
dc.titleTipos de texto e inferências: um olhar sobre a compreensão de textos da Educação infantil ao 5º anopt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6721578312513825pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9699640984791832pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Psicologia Cognitivapt_BR
dc.description.abstractxAlthough there are a large number of authors and studies on the understanding of texts, there is still much to investigate on this subject. Due to the complexity of this process, there are several possibilities for looks and investigation procedures. These possibilities vary according to the theoretical conceptions and relationships that are established between the reading comprehension and diverse aspects such as age, schooling and types of texts that are the target of the reader's understanding. It is a consensus in the literature that the understanding of texts involves the construction of a mental model that proposes to explain how the integration between the different information, intratextual and derived from the reader's world knowledge, takes place in a coherent mental representation. Based on Construction-Integration Model (IC), the present study presents the understanding of texts as a continuous process of interaction between the reader and the text. The present research carried out a study about the relationships between text comprehension, types of inferences and types of text (narrative, argumentative and expository) throughout the first years of schooling - from the last year of Infant Education to the 5th year of Elementary Education, From 4.9 years to 11.8 years. The narrative texts were stories, the argumentative texts were opinion texts and the expository texts were texts of the test of Comprehension Reading Comprehension Reading. In the present investigation nine texts of different types were used, being: three narratives (stories), three argumentatives and three expository. In each type, the texts varied in complexity, so that there was a more elementary text, an intermediate and a more complex text. Each participant read three texts, one of each type being based on the school year in which they were enrolled. Taking the understanding as an inferential activity that goes beyond decoding, the present study examined two classes of inferences: state inferences and causal inferences. The present investigation, in general, examined the relationships between text comprehension, types of inferences and types of texts (narrative, argumentative and expository) during the first years of schooling. For this, it sought: a) To analyze if the performance varies in the different types of text; B) Analyze whether performance varies for different types of inferential questions; C) Analyze if the performance varies in the different types of texts regarding the different types of inferences. These issues were analyzed and categorized by two independent judges. The results showed that the relationships between text comprehension, types of inferences and types of text, differed in most of the school years investigated, demonstrating that comprehension capacity seems to be more associated to familiarity with textual types than with the structure of the text presented. Since children of all ages investigated were able to establish coherent and complete inferential responses in different textual types, however, this type of response was more frequent in narrative texts, which are worked on in the family and school environment very early on.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Psicologia Cognitiva

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Jacqueline Travassos de Queiroz.pdf1,57 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons