Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27925

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Gustavo Gilson Sousa de-
dc.contributor.authorMOREIRA, Gilberto de Araújo-
dc.date.accessioned2018-12-03T22:10:45Z-
dc.date.available2018-12-03T22:10:45Z-
dc.date.issued2017-06-19-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/27925-
dc.description.abstractNeste estudo tivemos por objetivo analisar como as tensões e processos de articulação/negociação entre os discursos de educação escolar, da educação popular e da cultura popular contemporânea incidem nos processos de (re)constituição de identidades de jovens da região metropolitana e do sertão pernambucanos. Utilizando o instrumental analítico da Teoria do Discurso, de matriz pós-estruturalista, evidenciamos a abrangência do discurso educacional atual em diferentes possibilidades e a forma de como suas diferentes constituições atravessam a decisão dos jovens em prolongar ou atalhar suas trajetórias escolares. Procuramos demonstrar que tais o discurso educacional se constitui em vários discursos que se articulam, se opõem e se recriam em uma dinâmica ontológica sobre a formação da identidade juvenil. Nesse contexto, o discurso escolar formal ao mesmo tempo diverge e se complementa pelo discurso de espaços não escolares de ensino. A tensão entre esses dois discursos se vê, por sua vez, em constante relação com o discurso da cultura contemporânea, que a eles também resiste, se articula e se contrapõe. Essa cultura contemporânea, por outro lado, traz valores e referências de grupos específicos como família, grupos sociais diversos, local de origem e de moradia e elementos da mídia. Cria-se, assim, um ambiente hegemônico de constantes antagonismos e transformações, nos quais os sujeitos se fixam em posições temporárias. A tensão entre esses discursos transforma o cenário de um suposto poder de decisão dos sujeitos em um terreno poroso, cujas rupturas se preenchem e se recriam a todo instante. A decisão dos estudantes em prolongar suas trajetórias escolares então, está à mercê dessa tensão entre os discursos, mas tem sua fragilidade e sua impossibilidade ocultadas pela lógica neoliberal da possibilidade de escolha de ser quem se é.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEducação popularpt_BR
dc.subjectEspaços não escolares - Educaçãopt_BR
dc.subjectCultura contemporâneapt_BR
dc.subjectUFPE - Pós-graduaçãopt_BR
dc.titleEstudar para “ser” quem? Escolarização, educação popular e processos de subjetivação entre estudantes do Recife e do sertão de Pernambucopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9057075324505334pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5336313595044838pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Educacaopt_BR
dc.description.abstractxThe objective of this study was to analyze how the tensions and processes of articulation / negotiation between the discourses of school education, popular education and contemporary popular culture affect the processes of identities (re) constitution of popular class young students from the metropolitan region and the sertão of Pernambuco. Using the analytical tools of the Discourse Theory, we show the comprehensiveness of the current educational discourse in different possibilities and the way in which its different constitutions cross the decision of the young people to prolong or block their school. We try to demonstrate that such educational discourse is constituted in several discourses that are articulated, opposed and recreated in an ontological dynamics on the formation of the youth identity. In this context, the formal school discourse at the same time diverges and is complemented by the discourse of non-scholar spaces of teaching. The tension between these two discourses is seen, in turn, in constant relation with the discourse of contemporary culture, which also resists them, is articulated and opposed. This contemporary culture, on the other hand, brings values and references from specific groups such as family, diverse social groups, place of origin and dwelling, and elements of the media. This creates a hegemonic environment of constant antagonisms and transformations, in which subjects settle in temporary positions. The tension between these discourses transforms the scenario of a supposed power of decision of the subjects into a porous terrain, whose ruptures are filled and recreated at any moment. The students' decision to extend their school trajectories is then at the mercy of this tension between discourses, but it has its fragility and its impossibility hidden by the neoliberal logic of the possibility of choosing to be who we are.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Educação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Gilberto de Araújo Moreira.pdf3,86 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons