Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28366

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorFARIAS, Salomão Alencar de-
dc.contributor.authorRAMOS, André Artur Mota Santiago-
dc.date.accessioned2019-01-02T14:05:24Z-
dc.date.available2019-01-02T14:05:24Z-
dc.date.issued2015-03-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28366-
dc.description.abstractA modalidade de Educação a Distância (EAD) é uma resposta às atuais mudanças e necessidades que a emergente Sociedade do Conhecimento implica, juntamente com a liberdade e a igualdade de acesso ao conhecimento para além das fronteiras geográficas, sociais e culturais. No Brasil, apesar de um histórico recente de crescimento de matrículas, o uso da EAD ainda é relativamente baixo quando comparado com a realidade de outros países do mundo. Além de aspectos tecnológicos e de regulação governamental, os fatores culturais também são influenciadores na aceitação ou rejeição da utilização dessa modalidade pelo povo brasileiro. Posto isso, tem-se, por um lado, a necessidade crescente de utilização da EAD online; por outro lado, surgem barreiras culturais dentro do cenário nacional. Nesse sentido, tem-se um paradoxo e este trabalho colocou-se na tentativa de propor uma contribuição para o estudo da cultura, por meio da busca de suas relações com o contexto da EAD online. Adotou-se uma metodologia de caráter quantitativo de natureza descritiva, pela aplicação de um questionário estruturado, com os dados coletados online em uma amostra formada por alunos de EAD de cursos de graduação do estado de Pernambuco. Para isso, foram utilizadas as dimensões propostas por Hofstede (1994), aqui denominadas: Distância de Poder (Power Distance Index - PDI), Aversão à Incerteza (Uncertainty Avoidance Index - UAI), Individualismo versus Coletivismo (Individualism - IDV), Masculinidade versus Feminilidade (Masculinity versus Feminility - MAS) e Orientação para Longo Prazo (Long-Term Orientation Index - LTI). As principais conclusões foram que os alunos de EAD online estudados mostraram um baixo nível de individualismo (IDV) e uma baixa distância de poder (PDI) nos estudos à distância, além de apresentarem outras características culturais diferentes das encontradas por Hofstede (1994) em relação às demais dimensões.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectEnsino a distânciapt_BR
dc.subjectAmbientes virtuais compartilhadospt_BR
dc.subjectEducação –Efeito das inovações tecnológicaspt_BR
dc.titleAs dimensões culturais de Geert hofslede (1994) aplicadas em ambientes de educação a distância (EAD online)pt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8184560743917289pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3241878195485973pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracao - Profissionalpt_BR
dc.description.abstractxThe Distance Education Modality (EAD) is a response to current changes and needs which the emerging knowledge society implies, along with freedom and equality of access into knowledge beyond geographical, social and cultural boundaries. In Brazil, despite a recent history of growth in enrollment, the use of distance education is still relatively low compared to the reality of other countries. In addition to technological and government regulation, cultural factors are also influencing acceptance or rejection of the use of this modality. Thus, on the one hand, there is a growing need for the use of distance education modality, on the other hand, cultural barriers appear in the Brazilian scenario. In this sense, there is a paradox and this work stands in an attempt to offer a contribution to the study of culture, through the pursuit of its relations with the context of online distance learning. It has been adopted a quantitative, descriptive approach methodology, by applying a structured questionnaire with the online data collected from a sample consisting of students of undergraduate courses in the state of Pernambuco. For this, we used the dimensions proposed by Hofstede (1994), here called: Power Distance Index (PDI), Uncertainty Avoidance Index (UAI), Individualism versus Collectivism (IDV), Masculinity versus Femininity (MAS) and Long-Term Orientation ( LTI). The main conclusion was that online education students showed a low level of individualism (IDV) and a low power distance (PDI) in distance learning, in addition to having other different cultural characteristics from those found by Hofstede (1994) compared the other dimensions.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado Profissional - Administração

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO André Artur Mota Santiago Ramos.pdf2,22 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons