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Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28378

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dc.contributor.advisorOLIVEIRA, Marcos Roberto Gois de-
dc.contributor.authorVASCONCELOS, Renata Braga Berenguer de-
dc.date.accessioned2019-01-02T19:21:28Z-
dc.date.available2019-01-02T19:21:28Z-
dc.date.issued2017-02-22-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28378-
dc.description.abstractA presente dissertação buscou analisar o processo de inovação em Micro e Pequenas Empresas (MPEs) a montante e a jusante. Primeiramente, buscou-se avaliar o impacto de fatores internos, referentes à gestão organizacional, sobre a capacidade inovativa das MPEs. Posteriormente, a dissertação se debruçou em analisar o impacto dos diferentes tipos de inovação, que compõem sua capacidade inovativa, sobre o desempenho dessas organizações. Para alcance do primeiro objetivo, foi analisada uma amostra de 315 MPEs participantes do programa Agente Local de Inovação em Pernambuco durante os anos de 2015 e 2016. Foram considerados como fatores internos: liderança; gerenciamento de pessoas; informações e conhecimentos; relacionamento com os clientes; relacionamento com a sociedade; resultados; idade; e tamanho. Já a capacidade inovativa foi mensurada a partir do grau de inovação setorial obtido do radar da inovação. As relações foram analisadas através de regressão linear múltipla e análise envoltória de dados, cujos resultados demonstraram que os fatores liderança, informações e conhecimentos, relacionamento com clientes e a sociedade são capazes de influenciar positivamente a capacidade inovativa e sua eficiência. Para alcance do segundo objetivo, foi selecionado da primeira amostra as MPEs pertencentes ao segmento de gastronomia. As inovações realizadas pelas MPEs também foram calculadas a partir do radar da inovação, e o desempenho organizacional a partir do logaritmo neperiano do faturamento anual. Por meio de regressão linear múltipla e quantílica, foi possível observar que as inovações em marca e relacionamento contribuem significativamente para o desempenho organizacional das empresas estudadas, e que as inovações em plataforma contribuem apenas para as organizações com menores graus de desempenho.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectPequenas e médias empresas – Inovações tecnológicaspt_BR
dc.subjectDesempenhopt_BR
dc.subjectPequenas e médias empresaspt_BR
dc.titleUma análise dos determinantes e resultados da inovação em micro e pequenas empresaspt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3537168156112128pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0923894876849625pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxThis dissertation aims to analyze the innovation process in micro and small enterprises (MSEs) upstream and downstream. Firstly, the study sought to evaluate the impact of internal factors, related to organizational management, on the innovative capacity of MSEs. Subsequently, the dissertation focused on analyzing the impact of different types of innovation, which compose its innovative capacity, on the performance of these firms. To reach the first objective, a sample of 315 MSEs participating in Agente Local de Inovação program in Pernambuco was analyzed during the years of 2015 and 2016. Internal factors were considered as: leadership; people management; information and knowledge; relationship with customers; relationship with society; results; age; and size. The innovative capacity was measured based on the sectoral innovation degree obtained from the innovation radar. The relationships were analyzed through multiple linear regression and data envelopment analysis, whose results demonstrated that the factors: leadership, information and knowledge, customer and society relationships influence positively the innovative capacity and its efficiency. To reach the second objective, the MSEs belonging to the gastronomy segment were selected from the first sample. The innovations developed by MSEs were also calculated from the innovation radar, and the organizational performance from the napierian logarithm of the annual turnover. Through multiple linear and quantile regression, it was possible to observe that the innovations in brand and relationship contribute significantly to the organizational performance of the firms studied, and the innovations in platform contribute only to the organizations with lower degrees of performance.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Administração

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