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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28415
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Campo DC | Valor | Lengua/Idioma |
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dc.contributor.advisor | LIMA, Rosa Maria Cortês de | - |
dc.contributor.author | NERY, Danniely Guimarães Viana | - |
dc.date.accessioned | 2019-01-04T16:28:06Z | - |
dc.date.available | 2019-01-04T16:28:06Z | - |
dc.date.issued | 2017-08-29 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28415 | - |
dc.description.abstract | Analisa o fenômeno da educação financeira no Brasil, especificamente, no âmbito do Programa de Apoio Socioeconômico proposto pelo Ministério da Defesa, assim como examina o texto do Programa de Apoio Socioeconômico de cada Força Armada buscando, assim, desvendar o discurso ligado a este fenômeno e identificar a atuação do assistente social na operacionalização deste programa no âmbito da Marinha do Brasil. Trata-se de uma pesquisa qualitativa, de natureza exploratória e explicativa, sustentada em pesquisas bibliográficas sobre os fundamentos das crises econômicas e a sociedade de consumo, assim como a vinculação destes assuntos com as Políticas de Educação Financeira em curso no país, especificamente no âmbito do Ministério da Defesa. Utilizou-se também a pesquisa documental, que privilegiou a análise dos documentos normativos elaborados para operacionalização do Programa de Apoio Socioeconômico já instituídos nas três Forças Armadas. As principais questões norteadoras do estudo referem-se à formatação discursiva dos Programas de Apoio Socioeconômico fundamentada em uma ideologia neoliberal alienante e em um discurso pós-moderno e as ações que o Serviço Social vem desenvolvendo neste espaço sócio-ocupacional. No tocante à exposição dos capítulos, optou-se por apresentar, inicialmente, elementos que moldaram o cenário da política de educação financeira, tais como as crises econômicas e a propagação das ideias pós-modernas de sociedade de consumo. Em seguida, realizou-se a análise dos textos dos Programas de Apoio Socioeconômico do Ministério da Defesa, da Marinha do Brasil, do Exército Brasileiro e da Força Aérea Brasileira. No último capítulo, desenvolveu-se uma análise sobre a atuação do Assistente Social dentro deste Programa na Marinha do Brasil, a partir da exposição de três projetos elaborados por Organizações Militares distintas. Apontou-se como considerações finais que endividamento é expressão da questão social na contemporaneidade e, portanto, objeto de intervenção profissional. Contudo, é necessário o acompanhamento da atuação profissional visto a naturalização das questões referente ao endividamento e ao crédito fácil e culpabilização do sujeito, ao ser visto como inapto para gerir suas finanças. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Educação financeira | pt_BR |
dc.subject | Capital (Economia) | pt_BR |
dc.subject | Bens de consumo | pt_BR |
dc.subject | Forças Armadas | pt_BR |
dc.title | Saindo do vermelho: uma análise sobre os Programas de Apoio Socioeconômico das Forças Armadas | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/7138639986444051 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/2545477925999979 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Servico Social | pt_BR |
dc.description.abstractx | Analysis the phenomenon of financial education in Brazil, specifically within the scope of the Socioeconomic Support Program proposed by the Ministry of Defense, as well as examines the text of the Socioeconomic Support Program of each Armed Forces, seeking to unveil the discourse related to this phenomenon and to identify the role of the social worker in the operationalization of this program within the scope of the Brazilian Navy. This is a qualitative research, exploratory and explanatory, supported by bibliographical research on the fundamentals of economic crises and consumer society, as well as the linkage of these issues with the Financial Education Policies in progress in the country, specifically within the scope of the Ministry of Defense. Documentary research was also used, which focused on analyzing the normative documents prepared for the operationalization of the Socioeconomic Support Program already established in the three Armed Forces. The main guiding questions of the study refer to the discursive formatting of Socioeconomic Support Programs based on an alienating neoliberal ideology and a postmodern discourse and the actions that Social Service has been developing in this social-occupational space. With regard to the presentation of the chapters, it was initially proposed to present elements that shaped the scenario of financial education policy, such as economic crises and the propagation of postmodern ideas of consumer society. Then, the texts of the Socioeconomic Support Programs of the Ministry of Defense, the Brazilian Navy, the Brazilian Army and the Brazilian Air Force were analyzed. In the last chapter, an analysis was developed on the role of the Social Worker within this Program in the Brazilian Navy, based on the presentation of three projects prepared by different Military Organizations. It was pointed out as final considerations that indebtedness is an expression of the social question in the contemporaneousness and, therefore, object of professional intervention. However, it is necessary to follow up on the professional activity, since the naturalization of the issues related to indebtedness and easy credit and blame of the subject, being seen as unfit to manage their finances. | pt_BR |
Aparece en las colecciones: | Dissertações de Mestrado - Serviço Social |
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DISSERTAÇÃO Danniely Guimarães Viana Nery.pdf | 1,17 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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