Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28933

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorNEVES, Ricardo Ferreira das-
dc.contributor.authorSILVA, Natalia Maria da-
dc.date.accessioned2019-02-05T13:29:48Z-
dc.date.available2019-02-05T13:29:48Z-
dc.date.issued2018-11-26-
dc.date.submitted2019-02-05-
dc.identifier.citationSILVA, N. M.pt_BR
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/28933-
dc.description.abstractO presente trabalho teve como objetivo verificar a contribuição dos aplicativos e Smartphones na aprendizagem de conteúdo do Filo Arthopoda. Os alunos apresentam dificuldades em compreender alguns conteúdos sobre os artrópodes por apresentar termos científicos complexos e por ser um conteúdo de difícil abordagem pelo professor. A utilização de smartphones na sala de aula surgiu como uma estratégia para utilizar o aplicativo do celular QR code como ferramenta na abordagem dos conteúdos de Zoologia. A pesquisa de cunho qualitativo foi usada uma Sequência Didática, durante a leitura e aplicação dos códigos propostos e foram distribuídos no pátio da escola, propondo aos alunos desafios a serem realizados sobre os artrópodes. O jogo foi usado como uma ferramenta de mediação dos conhecimentos adquiridos na sala e no cotidiano dos alunos, cujos grupos respondiam o que foi pedido acerca desses animais. Os resultados apontaram dificuldades em realização das atividades devido ao curto espaço de tempo, com menor preferência em produção audiovisual. No delineamento metodológico deve ser realizada em um espaço de tempo compatível a proposta alçada, evitando comprometer a atividade. Também, fomentar atividades que exijam dos alunos maiores engajamentos, no que tange a produzir materiais.pt_BR
dc.format.extent25 p.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectArtrópodespt_BR
dc.subjectZoologiapt_BR
dc.subjectEstudo e Ensinopt_BR
dc.subjectRecursos Didáticospt_BR
dc.titleO QR code e outros recursos do smartphone como ferramenta na abordagem de conteúdos do filo artropodapt_BR
dc.typebachelorThesispt_BR
dc.degree.levelGraduacaopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4253437Y5pt_BR
dc.description.abstractxThe present work had as objective to verify the contribution of the applications and Smartphones in the learning of content of Filo Arthopoda. Students have difficulty understanding some content about arthropods because they present complex scientific terms and because it is difficult to approach by the teacher. The use of smartphones in the classroom emerged as a strategy to use the QR code as a tool to approach the contents of Zoology. The qualitative research was used a Didactic Sequence, during the reading and application of the proposed codes and were distributed in the schoolyard, proposing to the students challenges to be realized on the arthropods. The game was used as a tool to mediate the knowledge acquired in the classroom and in the daily life of the students, whose groups answered what was asked about these animals. The results pointed out difficulties in performing the activities due to the short time, with less preference in audiovisual production. In the methodological delineation must be carried out in a time compatible with the proposed proposal, avoiding to compromise the activity. Also, foster activities that require greater engagements from students, as far as producing materials.pt_BR
dc.subject.cnpq::Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.departament::(CAV-NCB) - Núcleo de Ciências Biológicaspt_BR
dc.degree.graduation::CAV-Curso de Ciências Biológicas – Licenciaturapt_BR
dc.degree.grantorUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.degree.localVitóriapt_BR
Aparece en las colecciones: (CAV) TCC - Ciências Biológicas (Licenciatura)

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
Silva, Natalia Maria da.pdf796,75 kBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons