Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29087
Comparte esta pagina
Título : | A integração da impressora 3D FDM no processo ensino-aprendizagem da prática projetual de design |
Autor : | CHICCA JÚNIOR, Natal Anacleto |
Palabras clave : | Impressão 3D; Processo projetual; Ensino de design; Prototipagem rápida |
Fecha de publicación : | 31-ago-2017 |
Editorial : | Universidade Federal de Pernambuco |
Resumen : | As demandas, cada vez mais exigentes, impostas pelo mercado e pela indústria, estimulam inovações tecnológicas no processo de fabricação de produtos. Essas inovações geram um aumento de complexidade na atividade projetual que acarretam em mudanças em sua metodologia. Neste cenário, os cursos universitários precisam compreender de que forma as novas tecnologias podem ser incorporadas, de modo a contribuir com o ensino e na pesquisa, além de reduzir a distância entre as atividades práticas acadêmicas daquelas desenvolvidas na indústria. A impressora 3D vem se mostrando uma incrível ferramenta para estudos da forma e volumetria de geometrias complexas, utilizando objetos físicos, feitos a partir de recursos digitais, que antes estavam limitados a visualização bidimensional das telas dos computadores ou que demandaria bastante tempo e muita habilidade para ser desenvolvido através do processo de modelagem manual. Com isso, ela também contribui na conscientização do uso de modelos e protótipos, ao longo das etapas de desenvolvimento, em benefício do projeto. Na busca por avaliar as vantagens e limitações, em relação ao uso de impressoras 3D open source FDM aplicadas no ensino da prática projetual, a tese encontrou algumas barreiras e dificuldades ao longo deste processo. Apesar de seus diferenciais, a tecnologia de impressão 3D apresentou um perfil de uso bastante experimental, resultando em muitas falhas no processo de materialização, nível de dificuldade acentuado em configurar da maneira correta e conseguir obter os resultados desejados. Os estudos realizados também mostraram que não basta inserir uma nova ferramenta, dentro da sala de aula, se não existe planejamento e cuidado com o seu uso. O emprego das metodologias de projeto tradicionais se mostrou inadequado. Também foi identificado que as práticas vigentes do processo ensino-aprendizagem precisam ser revistas, de forma a não apenas incluir, mas integrar as novas ferramentas na prática projetual. As universidades públicas brasileiras sofrem dificuldades desde compra de equipamentos, seus insumos e/ou manutenção, passando pela falta de salas de aula, laboratórios de pesquisas e ambientes apropriados para o uso da ferramenta. Além da falta de equipamentos e estrutura, ainda é preciso educar alunos e professores tanto em relação ao funcionamento e à utilização das novas tecnologias como na cultura de aplicá-las ao longo do processo de desenvolvimento de um produto. Neste caso, é preciso incorporá-la na reformulação do plano de ensino e, consequentemente, da grade curricular, de modo que também possa contribuir com o aprendizado. Além dos desafios em conhecer e dominar a ferramenta de impressão 3D, os experimentos pedagógicos realizados mostraram que os alunos também possuem dificuldades em relação ao próprio processo projetual. Desta forma, a prática do ensino modular, através do aprendizado básico prévio, tanto da impressora 3D, quanto das práticas metodológicas de projeto, vai permitir que os alunos se dediquem, de forma integral, ao desenvolvimento pleno dos projetos, utilizando as novas tecnologias. Por fim, ao empregar a impressão 3D, nos cursos de design, espera-se aproximar os estudantes e os professores com as ferramentas utilizadas nas empresas e nas indústrias, trazendo benefícios para todos os envolvidos no desenvolvimento de projetos. Não apenas em relação ao domínio das ferramentas, mas estimulando um processo de raciocínio incorporado ao uso de tecnologias contemporâneas no desenvolvimento de um projeto de design. |
URI : | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29087 |
Aparece en las colecciones: | Teses de Doutorado - Design |
Ficheros en este ítem:
Fichero | Descripción | Tamaño | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Natal Anacleto Chicca Júnior.pdf | 5,77 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este ítem está protegido por copyright original |
Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons