Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29331

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Marcelo Marcio-
dc.contributor.authorNEVES, Aline da Silva Oliveira-
dc.date.accessioned2019-02-20T21:11:54Z-
dc.date.available2019-02-20T21:11:54Z-
dc.date.issued2017-07-26-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29331-
dc.description.abstractO crescimento na fabricação de softwares e a rapidez com que avança a tecnologia criam necessidades aos desenvolvedores de lançarem novos sistemas no mercado. Muitos desses sistemas são criados apenas sob a visão de um programador que pouco se preocupa com a usabilidade dos usuários. Este estudo tem como objetivo principal avaliar os aspectos gráficos, ergonômicos e de usabilidade do software simulador de direção Prosimulador. Assim descobrir como a interface gráfica pode facilitar ou prejudicar a interação e aprendizagem de seus usuários. Para fazer essa verificação buscou-se referências nas áreas de ensino-aprendizagem em meio digital, do design gráfico e da usabilidade, além de um levantamento histórico e questões culturais sobre a relação humano-computador. Como objeto de análise foi escolhido o Ambiente Virtual de Aprendizagem Prosimulador. Um simulador de trânsito utilizado em várias cidades do país. A partir dos resultados obtidos na verificação das heurísticas, testes de usabilidade e testes com especialistas em design gráfico, elaborou-se uma lista de recomendações baseada nas ocorrências dos erros citados pelos avaliadores.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectDesign gráficopt_BR
dc.subjectUsabilidadept_BR
dc.subjectAmbiente virtual de aprendizadopt_BR
dc.subjectErgonomia informacionalpt_BR
dc.subjectSimulador de trânsitopt_BR
dc.titleAspectos do design gráfico, da usabilidade e da ergonomia informacional no ambiente virtual prosimulador: um estudo de casopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/3696434843618313pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9745050077461951pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe growth in software manufacturing and the speed that the technology advances will create needs for developers to release new systems on the market. Many of these systems are created only under the vision of a programmer who cares little about user usability. This study has as main objective to evaluate the graphical, ergonomic and usability aspects of the software director simulator Prosimulador. So find out how the graphical interface can facilitate or hinder the interaction and learning of your users. To do this verification, references were searched in the areas of teaching and learning in digital media, graphic design and usability, as well as a historical survey and cultural issues on the human-computer interface. As the object of analysis, was chosen the Virtual Environment of Learning Prosimulator. A simulator of traffic used in several cities of the country. From the results obtained in the verification of the heuristics, usability tests and tests with specialists in graphic design, a list of recommendations based on the occurrences of the errors cited by the evaluators was elaborated.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Design

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Aline da Silva Oliveira Neves.pdf2,35 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons