Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29375

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorMELLO, Sérgio Carvalho Benício de-
dc.contributor.authorMACÊDO, Juliana Silva de-
dc.date.accessioned2019-02-21T18:29:49Z-
dc.date.available2019-02-21T18:29:49Z-
dc.date.issued2017-06-08-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29375-
dc.description.abstractO desenvolvimento tecnológico modifica a mobilidade das pessoas, das coisas e consequentemente moldam fenômenos sociais no mundo contemporâneo. Nesse sentido, refletir sobre a construção de sistemas da mobilidade urbana pressupõe identificar sujeitos políticos, suas posições ideológicas, interesses políticos e a forma como são criadas soluções para problemas existentes. Dentre os diversos óbices à mobilidade nos centros urbanos, a hegemonia dos automóveis aparece sempre relacionada a questões como congestionamentos, esgotamento da infraestrutura, insegurança viária, poluição, entre outras. No Brasil, desde a década de 1990 a frota de veículos tem crescido exponencialmente e isso tem contribuído para o agravamento de problemas ligados à mobilidade urbana. O crescimento da utilização da motocicleta representa um novo dinamismo na mobilidade, todavia também está relacionado a insegurança viária nos centros urbanos. A ascensão deste modal de transporte proporcionou uma diversificação em suas possibilidades de uso, sua utilização como meio de transporte público individual, sua utilização com taxi, são exemplos presente na maioria das pequenas e médias cidades brasileiras. Nesse contexto, onde a motocicleta foi introduzida como transporte público, buscamos refletir sobre a construção social de um sistema de mototaxi em um centro sub-regional especifico; na cidade de Garanhuns-PE. Para tal, realizamos uma articulação teórica entre a Construção Social da Tecnologia (CST) e os estudos de Mobilidade Urbana buscando compreender como o discurso do sistema de mototaxi se constitui neste centro urbano. Analisamos o corpus da pesquisa utilizando as categorias de análise da CST associada à Análise de Discurso inspirada em Foucault, buscando identificar as formações discursivas presentes no discurso do sistema de mototaxi em análise, estas apresentam o sistema de mototaxi analisado como reflexo dos problemas socioeconômicos locais e denunciam as fragilidades da gestão pública no ordenamento deste sistema de mobilidade urbana. Concluímos, refletindo sobre as condições de impossibilidade do sistema de mototaxi local como promotor de mobilidade urbana.pt_BR
dc.description.sponsorshipFACEPEpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectMobilidade urbanapt_BR
dc.subjectMototaxipt_BR
dc.subjectConstrução social da tecnologiapt_BR
dc.titleO que à praça vai e vem, duas casas mantém: moldando o mototaxi e construindo uma mobilidade urbana porta a portapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0194956579127984pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0701427642783016pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxTechnological development modifies the mobility of people, things and consequently shapes social phenomena in contemporary world. In this sense, reflecting on the construction of urban mobility systems presupposes identifying political subjects, their ideological positions, political interests, and the way solutions are created for existing problems. Among the many obstacles to mobility in urban centers, automobile hegemony is always related to issues such as congestion, infrastructure depletion, road insecurity, and pollution, among others. In Brazil, since the 1990s, the vehicle fleet has grown exponentially and this has contributed to the aggravation of problems related to urban mobility. The growth of motorcycle use represents a new dynamism to urban mobility at the same time that it is related to road insecurity. The rise of this mode of transportation has provided a diversification in its possibilities of use. It is now being used as taxi in many small and medium Brazilian cities. In this context, where the motorcycle was introduced as public transportation, we sought to reflect on the social construction of a motorcycle taxi system in a mid-range sub-regional city - Garanhuns-PE. In order to do this, a theoretical articulation between the Social Construction of Technology (SCOT) and Urban Mobility Studies (UMS) was performed, trying to understand how the discourse of the motorcycle taxi system was built. In order to analyze the research corpus a SCOT analysis was undertaken by associating its categories to a Foucaultian Discourse Analysis - ADF. This was done seeking to identify discursive formations present in the discourse of the motorcycle taxi system under analysis, these present the mototaxi system analyzed as a reflection of local socioeconomic problems and denounce the fragility of public management in the urban mobility system. Conclusions were drawn where conditions of impossibility of a motorcycle taxi system as a promoter of urban mobility were discussed.pt_BR
Aparece nas coleções:Teses de Doutorado - Administração

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
TESE Juliana Silva de Macêdo.pdf2,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons