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https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29448
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Título: | Construção, validação de conteúdo e de aparência e usabilidade de uma interface virtual destinada à conscientização e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico |
Autor(es): | SOUZA, Robson Arruda |
Palavras-chave: | Assoalho pélvico; Validação de programas de computador; Terapia de exposição a realidade virtual; Desenvolvimento de ambiente virtual |
Data do documento: | 26-Set-2017 |
Editor: | Universidade Federal de Pernambuco |
Abstract: | Contextualização: A realidade virtual tem sido utilizada como uma abordagem de tratamento em diversas áreas da fisioterapia, inclusive na reeducação muscular das disfunções do assoalho pélvico. Objetivo: Desenvolver e validar quanto ao conteúdo e à aparência uma interface virtual (jogo) destinada à conscientização e relaxamento da musculatura do assoalho pélvico e verificar seu nível de usabilidade e satisfação em mulheres saudáveis. Métodos: Essa pesquisa foi desenvolvida em 4 fases. Na fase 1, o conteúdo para estruturar a interface virtual foi definido por meio de consulta aos fisioterapeutas (especialistas em reabilitação do assoalho pélvico) e de pesquisa em base de dados para averiguar os protocolos clínicos, as características específicas da população alvo e o tratamento vigente baseado em evidência. Na Fase 2, o jogo virtual foi desenvolvido para interagir com sinais eletromiográficos captados a partir de eletrodos posicionados na região perianal. Na Fase 3, foi realizada a validação quanto ao conteúdo e aparência do jogo desenvolvido por meio de fisioterapeutas experientes. Foi adotado um nível de concordância mínimo de 80% para determinar a validade dos itens. Na fase 4, foi realizada a avaliação do nível de usabilidade e o grau de satisfação do jogo virtual. O nível de usabilidade foi avaliado através do MATcH (Checklist para Avaliação da Usabilidade de Aplicativos para Celular Touchscreen) e a satisfação foi avaliada através de uma escala visual analógica. Resultados: O jogo foi desenvolvido em duas dimensões, baseado em atividade de paraquedismo a partir de um salto de um avião. O paraquedas simulou a atividade dos músculos do assoalho pélvico: fechado correspondendo a uma contração e aberto ao relaxamento. O objetivo do jogo foi traçado para que o avatar chegasse a um alvo percorrendo o máximo de tempo possível com o paraquedas aberto (musculatura relaxada) após o salto (contração muscular). Dos 15 itens que representavam o conteúdo e aparência postos à validação, quatro precisaram de uma segunda ronda para alcançar o nível de concordância desejado. O jogo apresenta 3 níveis de dificuldade (fácil, médio e difícil) de acordo com a percentagem de relaxamento exigida em relação à contração voluntária máxima e como motivação o usuário pode coletar moedas denominadas “perinas” durante o jogo. O jogo apresentou um alto nível de usabilidade (Média: 63,04; 5,28 DP) e o nível de satisfação do jogo virtual mostrou uma média de 9,7 (DP=0,55) e não houve relato de efeito adverso durante o teste de usabilidade. Conclusão: Desenvolveu-se um jogo virtual para o treino de relaxamento da musculatura do assoalho pélvico que apresentou validade de conteúdo e aparência adequado e alto nível de usabilidade e satisfação entre as usuárias. É possível portanto, sugerir que o jogo desenvolvido possui uma promissora aplicabilidade na prática clínica, após futuros testes em ensaios clínicos. |
Descrição: | OLIVEIRA, Andrea Lemos Bezerra de, também é conhecido(a) em citações bibliográficas por: LEMOS, Andrea |
URI: | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29448 |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Fisioterapia |
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Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
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DISSERTAÇÃO Robson Arruda Souza.pdf | 2,85 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
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