Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Thiago-
dc.contributor.authorLINS, Rafael Chagas-
dc.date.accessioned2019-02-25T23:39:02Z-
dc.date.available2019-02-25T23:39:02Z-
dc.date.issued2017-04-20-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29461-
dc.description.abstractDebate-se o meet & greet, encontro previamente acordado entre artista e fã, como elemento intensificador da experiência estética do show de música pop, com especial atenção às performances de artistas latinos no contexto brasileiro. A perspectiva é explorar os elementos sobre a mitificação em torno do backstage neste cenário. Por meio da análise de performance proposta por Taylor (2013), esta dissertação levanta alguns questionamentos estéticos e performáticos sobre as relações interpessoais que estão presentes no meet & greet e, mais especificamente, no evento exclusivo para pagantes, chamado “Convivência Dulce Amargo”, protagonizado pela cantora mexicana Dulce María, ex-integrante do grupo RBD, realizado em abril de 2015 em São Paulo. Conceitos como percepção e experiência estética de Seel (2014), filosofia do amigo de Agamben (2009), produção de presença de Gumbrecht (2009) e drama social de Turner (2008) foram utilizados para iluminar este fenômeno. Também discute-se o meet & greet como elemento de diferenciação institucional, onde a indústria da música passa a oferecer novos produtos de experiência, analisados aqui sob a perspectiva do conteúdo de marca, reforçando o caráter de memorabilia do mercado de merchandising. Branded content, apresentado por Covaleski (2015) e Santa Helena (2012), cultura pop, reinvidicada por Soares (2013), nostalgia comercial, discutida por Boym (2001) e economia da experiência, apresentado por Pine & Gilmore (2011) são alguns dos conceitos que foram tensionados durante a pesquisa.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCultura poppt_BR
dc.subjectExperiência estéticapt_BR
dc.subjectBranded contentpt_BR
dc.subjectMeet & greetpt_BR
dc.subjectFandompt_BR
dc.titleMúsica pop latina, meet & greet e experiência estética: a experiência e consumo do fandom de Dulce María no Brasilpt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2960814279760162pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/8404228786481624pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxMeet & greet, an encounter previously agreed between artist and fan, is discussed as an intensifying element of the aesthetic experience of the pop music show, with special attention to the performances of Latin artists in the Brazilian context. The perspective is to explore the elements about the myths surrounding backstage in this scenario. Through the performance analysis proposed by Taylor (2013), this dissertation raises some aesthetic and performative questions about the interpersonal relationships that are present in the meet & greet and, more specifically, in the exclusive event for payers called "Convivência Dulce Amargo", starring the Mexican singer Dulce María, a former member of the group RBD, held in April 2015 in São Paulo. Concepts such as perception and aesthetic experience of Seel (2014), Agamben's friend philosophy (2009), production of presence of Gumbrecht (2009) and social drama of Turner (2008) were used to illuminate this phenomenon. Also, meet & greet is debated as an element of institutional differentiation, when the music industry starts to offer new products of experience, analysed here from the perspective of branded content, reinforcing the aspects of memorabilia of the merchandising market. Branded content, presented by Covaleski (2015) and Santa Helena (2012), pop culture, claimed by Soares (2013), commercial nostalgia, discussed by Boym (2001) and experience economy presented by Pine & Gilmore (2011) are some concepts that were stressed during the research.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Rafael Chagas Lins.pdf4,9 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons