Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorCARREIRO, Rodrigo Octavio D'Azevedo-
dc.contributor.authorCOUTINHO, Roberta Ambrozio de Azeredo-
dc.date.accessioned2019-03-08T15:12:48Z-
dc.date.available2019-03-08T15:12:48Z-
dc.date.issued2017-03-03-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29610-
dc.description.abstractEsta pesquisa se propôs a realizar um estudo sobre a representação dos sons do mundo na cinematografia da diretora argentina Lucrecia Martel. Partiu-se da problemática de que estas sonoridades cotidianas – produzidas pelos diversos ambientes, pelo homem e, também, pelo contato entre eles –, as quais são convencionalmente representadas no cinema contemporâneo enquanto meros acessórios figurativos da imagem, assumem papéis autônomos e determinantes na concepção narrativa e estética da obra da cineasta. O enfoque teórico deste trabalho se concentrou no conceito de hiper-realismo sonoro e no modelo conceitual denominado Tri-círculo, do pesquisador Michel Chion, o qual busca dar conta da movimentação dos sons pelo espaço do quadro fílmico. A análise do último capítulo baseou-se no estabelecimento de um diálogo entre a perspectiva teórica adotada ao longo do texto e a investigação acerca dos recursos estilísticos explorados na criação da matéria sonora, especificamente daquela que não é voz e nem música, nos três longas-metragens da diretora. Desta maneira, buscou-se problematizar e compreender como o som é um componente fundamental nos engendramentos de sentido dos filmes analisados e na consequente caracterização da identidade peculiar que demarca o estilo autoral de Martel.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectExperiência sonorapt_BR
dc.subjectEstudos do som cinematográficopt_BR
dc.subjectAnálise fílmicapt_BR
dc.subjectLucrecia Martelpt_BR
dc.subjectNuevo cine Argentinopt_BR
dc.titleA representação dos sons do mundo no cinema de Lucrecia Martel: imersão em um universo sonoropt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5346258671762343pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0263456536361820pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Comunicacaopt_BR
dc.description.abstractxThis research proposes to perform a study on the representation of the sounds of the world in the cinematography of the Argentine director Lucrecia Martel. It starts from the problematic that these everyday sounds - produced by the different environments, by man, and also by the contact between them -, which are conventionally represented in the contemporary cinema as mere figurative accessories of the image, assume autonomous and determinant roles in the narrative and aesthetic conception of filmmaker work. The theoretical approach of this work focuses on the concept of hyper-realism sound and on the conceptual model called Tri-circle, by the researcher Michel Chion, which seeks to account the sounds movement by the space of the film frame. The last chapter’s analysis is based on the establishment of a dialogue between the theoretical perspective adopted throughout the text and the investigation about the stylistic resources explored in the creation of the sonic matter, specifically that one which is neither voice or music, in the three director's movies. In this way, we try to problematize and to understand how the sound is a fundamental component in the sense engenderings of the films analyzed and in the consequent characterization of the peculiar identity that demarcates the authorial style of Martel.pt_BR
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Comunicação

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
DISSERTAÇÃO Roberta Ambrozio de Azeredo Coutinho.pdf3,46 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons