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Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29630

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Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorBARBOSA, Maria de Lourdes de Azevedo-
dc.contributor.authorMATOS, Mariana Bueno de Andrade-
dc.date.accessioned2019-03-11T20:05:03Z-
dc.date.available2019-03-11T20:05:03Z-
dc.date.issued2018-02-15-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29630-
dc.description.abstractNo mundo pós-moderno, em que o que é real e o que é falso confunde-se por conta da globalização, compreender melhor os elementos e os conceitos a respeito de autenticidade é relevante. Desse modo, esta tese visa compreender como a autenticidade, seus elementos e tipos estão presentes nas experiências dos diferentes atores da atividade turística e como esses aspectos influenciam a vivência do turista nas fazendas de cacau do Sul da Bahia. A partir de possíveis dubiedades de natureza científica em pesquisas de turismo, e em prol de fornecer um novo olhar sobre a autenticidade, esta tese propõe um avanço nas reflexões a respeito de autenticidade por meio da adoção de um solo, epistemológico e ontológico, que permitiu olhar o fenômeno turístico como um todo e não em fragmentos. Propomos, assim, a adoção do paradigma da Complexidade de Edgar Morin para estudar o fenômeno. Desenvolvemos um estudo de casos múltiplos com três fazendas que oferecem visitações turísticas, e utilizamos como técnicas de coletas de dados observação e entrevistas. A análise de dados foi feita por meio de análise temática e, como resultados, compreendemos que a narração de histórias é forte e tem grande poder na legitimação da autenticidade das experiências dos diversos atores inseridos nesse contexto e seus elementos. Percebemos que a compreensão da autenticidade vai além do julgamento desta, que é relativa e construída pelos diversos atores envolvidos na vivência. Os turistas ainda são co-criadores das experiências de todos, fazendo com a percepção de autenticidade seja uma constante negociação entre os elementos e atores. Ademais, acreditamos que a autenticidade da experiência contribui para a sustentabilidade desta.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.description.sponsorshipCNPqpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectTurismopt_BR
dc.subjectAutenticidadept_BR
dc.subjectTeoria da complexidadept_BR
dc.titleAutenticidade em experiências de turismo a partir da teoria do pensamento complexo de Edgar Morin: um estudo sobre vivências em fazendas de cacau no Sul da Bahiapt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6147198111437180pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4418217720125569pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Administracaopt_BR
dc.description.abstractxIn a postmodern world, what is real and what is false is confused because of the globalization that influences the cultures to be homogenized. Therefore, it is relevant to better understand the knowledge and concepts about authenticity. Thus, this thesis aims to understand how authenticity, its elements and concepts are present in the experiences of the different actors of the tourist activity and how these aspects influence the experience of the tourist in the cacao farms in South Bahia State, Brazil. This thesis proposes an advance in the reflections about authenticity through the adoption of a different epistemological and ontological approach, that allows to sight the tourist phenomenon as a whole and not in fragments, considering that understanding the phenomenon of tourism cannot involve the exclusion of any of the main parts involved in the activity: objects, social environment and tourist. Therefore, we propose the adoption of Edgar Morin’s Complexity paradigm to study the phenomenon. We developed a multiple case study, and researched three farms that offer visits. The analysis was made using thematic analysis and, as results, we understood that storytelling is powerful in legitimating the authenticity of the experiences of the various actors inserted in the context. We realized that the understanding of authenticity goes beyond the judgment of it, which is relative and constructed by the various actors involved in the experience. The tourists are co-creators of the experiences of all the actors, and the perception of authenticity is constantly negotiated among the elements and actors in the field. In addition, we believe that the authenticity of the experience contributes to the sustainability of this.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Administração

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