Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29634

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorWAECHTER, Hans da Nóbrega-
dc.contributor.authorSILVA, Óthon César Vasconcelos-
dc.date.accessioned2019-03-11T20:23:35Z-
dc.date.available2019-03-11T20:23:35Z-
dc.date.issued2018-01-31-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29634-
dc.description.abstractO surgimento de novos formatos de atuação do design é reflexo das mudanças que ocorrem no mundo. Com a chegada da internet, as pessoas começaram a assumir um papel de maior importância dentro dos processos de desenvolvimento de produtos e serviços, o que modificou a atuação do designer no contexto social e motivou o redesenho de metodologias tradicionais do design. As metodologias de Design de Identidade Visual propostas por autores da área possuem tempo extenso de aplicação, incoerente com a realidade cobrada no mercado, valores altos e fraca presença do cliente no decorrer projetual. Esta dissertação propõe a construção de um novo formato metodológico para o Design de Identidade Visual baseado nos conceitos do Design Participativo, momento em que o design deixa de ser para o usuário e passa a ser com o usuário, representando uma significativa mudança no formato de pensar, projetar e executar design de marcas. A metodologia utilizada nesta pesquisa contou com análises de metodologias das duas áreas de conhecimento, e com a aplicação de modelos metodológicos de desenvolvimento de marcas em grupos de personal trainers. Oportunizar voz ao usuário na tomada de decisões de um projeto proporcionará, a este, um maior sentimento de propriedade da marca, melhor conscientização do seu uso, aumento do número de aprovações e diminuição do tempo de execução, resultando em uma baixa de orçamento e tornando o serviço mais acessível às pequenas empresas e aos profissionais autônomos.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectCodesignpt_BR
dc.subjectDesign participativopt_BR
dc.subjectDesign de identidade visualpt_BR
dc.subjectMetodologiapt_BR
dc.titleDesign de identidade visual participativo: uma proposta metodológica para o design de marcas com o usuáriopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1144610831381546pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/6115852722430503pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Designpt_BR
dc.description.abstractxThe emergence of new formats of roles in Design is a reflection of the changes that have occurred in the world. After the Internet, people began to play a more important part in the development of products and services, which has changed the designer’s role in the social context and motivated the redesign of traditional design methodologies. The Visual Identity Design methodologies proposed by area authors have extensive application time, incoherent with the reality of the market demand, high prices and poor client presence in the design course. This dissertation proposes the construction of a new methodological format for Visual Identity Design based on the concepts of Participatory Design, to the point where design ceases to be for the user and becomes with the user, thus representing a significant change in the way of thinking, designing and carrying out branding. The methodology used in this research consisted of analyzes of methodologies in the two areas of knowledge, and of the application of methodological models of brand development in groups of personal trainers. Giving voice to the user during the decision-making process of a project will provide a greater sense of ownership of the brand, a better awareness of its usage, an increase in the number of approvals and a decrease in execution time, to result in a budget reduction and making the service more accessible for small businesses and self-employed professionals.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Design

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Óthon César Vasconcelos Silva.pdf15,59 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons