Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29838
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | PATRIOTA, Karla Regina Macena Pereira | - |
dc.contributor.author | CIRINO, Nathan Nascimento | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-21T12:53:03Z | - |
dc.date.available | 2019-03-21T12:53:03Z | - |
dc.date.issued | 2018-02-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29838 | - |
dc.description.abstract | Este trabalho parte das definições e flutuações conceituais de dois temas centrais: imersão e pervasividade. Ambos, grosso modo, não são, comumente, pensados dentro da comunicação e revelam-se como conceitos capazes de sublinhar um conjunto de relacionamentos atuais que temos com a virtualidade e com experiências escapistas contemporâneas. Nesse sentido, a tese se dedica a explicar o escapismo da era digital e como as experiências que o circundam afetam a nossa sociedade. O estudo, por conseguinte, aponta para a ascendência das realidades paralelas criadas por elementos virtuais, de maneira que, o que hoje são experiências de fuga de realidade, poderão também ser vistas como as bases para a reformulação do cotidiano do nosso mundo físico. Trata-se, como postulado nesta investigação, do desenvolvimento fluido entre escapismos e reestruturações sociais, todos fundamentados na presença do virtual. Dados os estudos díspares sobre os conceitos base levantados, o desenvolvimento da tese se ancora na interpretação de ambos, com alicerces na cognição, na experiência e na tecnologia. O percurso analítico evidencia como a chegada do virtual afeta a construção e fruição dos chamados Campos Finitos de Significação e desvenda o processo de fuga da realidade sinalizando de que forma o virtual proporcionou novos escapismos e a confecção do campo em questão, agora reconfigurado, mais autônomo e circundante, capaz de englobar o indivíduo de maneiras muito mais efetivas que aquelas que lhe precederam. A tese, ao articular a compreensão da imersão, diante da fruição do indivíduo e das potencialidades da mídia, evidencia o fenômeno oposto ao de imersão, principalmente na sua aproximação com o campo da Comunicação: a pervasividade. Para tanto, apresenta a construção de um continuum de experiências com o virtual, que parte da pervasividade em direção à imersão, de maneira que podemos enxergar, entre um extremo e outro, o surgimento de uma zona de interseção rica em potencialidades de fruição, suscitando outro tipo de Realidade que se somará à Realidade Aumentada e à Realidade Virtual. O percurso estrutural do trabalho é realizado a partir da metáfora da célula, usada na tese para delimitar a aproximação entre a estrutura celular, com sua dinâmica e autonomia, e o conceito de campo finito de significação, que deixa de ser um lugar a ser visitado e assume-se englobante, cercando a atenção do sujeito fruidor e interagindo com ele: apresenta, portanto, o que chamamos de campo-bolha e campo-célula. Por fim, esta tese, muito mais do que conceituar o imersivo e o pervasivo, articula como a experiência escapista conduz a uma realidade totalmente transformada pelas viagens a mundos virtuais e/ou virtualizados. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | embargoedAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Imersão | pt_BR |
dc.subject | Pervasividade | pt_BR |
dc.subject | Virtual | pt_BR |
dc.subject | Experiência | pt_BR |
dc.subject | Campos finitos de significação | pt_BR |
dc.title | Entre o imersivo e o pervasivo: conceitos e aplicações na relação com o virtual | pt_BR |
dc.type | doctoralThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/8572993428217076 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | doutorado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/3518204311819015 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Comunicacao | pt_BR |
dc.description.abstractx | This study starts from the definitions and conceptual fluctuations of two central themes: immersion and pervasiveness. Both, roughly speaking, are not commonly thought within the communication field and reveal themselves as concepts capable of underlining a set of current relationships that we have with virtuality and with contemporary escapist experiences. In this sense, the thesis is dedicated to explain the escapism of the digital age and how the experiences that surround it affect our society. The study, therefore, points to the ascendancy of the parallel realities created by virtual elements, so that what are now experiences of escape from reality may also be seen as the basis for the reformulation of the daily life of our physical world. It is, as postulated in this research, the fluid development between escapism and social restructuring, all based on the presence of the virtual. Given the disparate studies on the basic concepts raised, the development of the thesis is anchored in the interpretation of both, with foundations in cognition, experience and technology. The analytical course evidences how the arrival of the virtual affects the construction and enjoyment of the so-called finite provinces of meaning and unveils the process of escape from reality by signaling how the virtual provided new escapisms and the confection of the provinces in question, now reconfigured, more autonomous and surrounding, capable of encompassing the individual in ways much more effective than those that preceded it. The thesis, when articulating the understanding of immersion, before the enjoyment of the individual and the potential of the media, shows the opposite phenomenon of immersion, especially in its approach to the field of Communication: pervasiveness. In order to do so, it presents the construction of a continuum of experiences with the virtual, that starts from the pervasiveness towards the immersion, so that we can see, between one extreme and another, the emergence of a zone of intersection rich in potentialities of fruition, another kind of Reality that will add to the Augmented Reality and Virtual Reality. The structural path of the work is based on the metaphor of the cell, used in the thesis to delimit the approximation between the cellular structure, its dynamics and autonomy, and the concept of a finite provinces of meaning, which is no longer a place to be visited but it assumes itself encompassing, encircling the subject's attention and interacting with it: it presents, therefore, what we call bubble-provinces and cell-provinces. Finally, this thesis, much more than conceptualizing the immersive and the pervasive, articulates how the escapist experience leads to a reality totally transformed by the journeys to virtual and / or virtualized worlds. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Teses de Doutorado - Comunicação |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
TESE Nathan Nascimento Cirino.pdf | 3 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons