Skip navigation
Por favor, use este identificador para citar o enlazar este ítem: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29890

Comparte esta pagina

Registro completo de metadatos
Campo DC Valor Lengua/Idioma
dc.contributor.advisorSOARES, Paulo Marcondes Ferreira-
dc.contributor.authorTEJO, Cristiana Santiago-
dc.date.accessioned2019-03-27T20:36:15Z-
dc.date.available2019-03-27T20:36:15Z-
dc.date.issued2017-08-30-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29890-
dc.description.abstractA presente pesquisa busca analisar sociologicamente a gênese do campo da curadoria de arte no Brasil, entre os anos 1960 e 1970, justamente num período de transição entre uma ecologia da arte moderna, em que o crítico de arte é o agente legitimador, e a ecologia da arte contemporânea, em que o curador assume esta função. Para isto, observa-se a autonomização do campo da arte moderna entre as décadas de 1940 e 1960, com ênfase na constituição do papel do crítico. A investigação centra-se nas atuações de três curadores históricos: Aracy Amaral, Frederico Morais e Walter Zanini, num momento em que ainda não se consideravam curadores e nem esta palavra era usada correntemente, mas que a prática curatorial, como conhecemos hoje, estava em estruturação. Interessa-nos com este estudo apontar para a constelação de atores e sua interrelação na construção de uma nova postura crítica diante da arte contemporânea, abordando ao mesmo tempo suas singularidades e suas atuações como grupo.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectSociologiapt_BR
dc.subjectArte – Aspectos sociaispt_BR
dc.subjectArte e sociedadept_BR
dc.subjectCuradoriapt_BR
dc.subjectAmaral, Aracy A (Aracy Abreu), 1930-pt_BR
dc.subjectMorais, Frederico, 1936-pt_BR
dc.subjectZanini, Walter, 1925-2013pt_BR
dc.titleA gênese do campo da curadoria de arte no Brasil: Aracy Amaral, Frederico Morais, Walter Zaninipt_BR
dc.typedoctoralThesispt_BR
dc.contributor.advisor-coWEBER, Silke-
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/5260112726883326pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.leveldoutoradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/2240014218572495pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Sociologiapt_BR
dc.description.abstractxThe present research seeks to sociologically analyze the genesis of the field of art curatorship in Brazil between the 1960s and 1970s, precisely in a period of transition from the ecology of modern art, in which the art critic is the legitimating agent, to the ecology of contemporary art, in which the curator undertakes this function. To reach this aim, it is observed the autonomization of the modern art field between the decades of 1940 and 1960, emphasizing the constitution of role of the art critic. The research focuses on the activities of three historical curators: Aracy Amaral, Frederico Morais and Walter Zanini, at a time when they did not consider themselves curators yet and even this word was not commonly used, but that the curatorial practice, as we know it today, was being structured. The intention with this study is to indicate the constellation of actors and their interrelation in the construction of a new critical attitude towards contemporary art, addressing at the same time its singularities and its actions as a group.pt_BR
Aparece en las colecciones: Teses de Doutorado - Sociologia

Ficheros en este ítem:
Fichero Descripción Tamaño Formato  
TESE Cristiana Santiago Tejo.pdf5,88 MBAdobe PDFVista previa
Visualizar/Abrir


Este ítem está protegido por copyright original



Este ítem está sujeto a una licencia Creative Commons Licencia Creative Commons Creative Commons