Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29916

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Maria Betânia e-
dc.contributor.authorALBUQUERQUE, Darlyson Roberto Marcolino-
dc.date.accessioned2019-03-29T20:22:03Z-
dc.date.available2019-03-29T20:22:03Z-
dc.date.issued2017-12-27-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29916-
dc.descriptionALBUQUERQUE, Darlyson Roberto Marcolino, também é conhecido em citações bibliográficas por: SODI, Dadopt_BR
dc.description.abstractO objeto desta pesquisa é o processo criativo do espetáculo teatral Então, bate!, visando mapear as principais influências que contribuíram para sua composição cênica. Neste estudo, buscaremos entender como o ato da criação artística pode ser influenciado pelas referências que guardamos em nossa memória. Para tal, lançamos mão dos conceitos de documentos de processo (SALLES, 2007) imaginação criativa (OSTROWER, 2008) e algumas reflexões fenomenológicas sobre a memória (RICOEUR, 2007). Analisaremos ainda o espaço teatral à luz do terceiro princípio das heterotopias de Foucault. Imagens, mapa conceitual, relatos memoriais, portfólio e outros documentos de processo são investigados por um viés cartográfico para lançar luz sob o processo criativo do espetáculo. Desta forma, traçamos um percurso pedagógico entremeado por relações afetivas, compreendendo como tais relações dão sustentação ao fazer artístico dentro do processo de ensino/aprendizagem das artes.pt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectProcesso criativopt_BR
dc.subjectMemóriapt_BR
dc.subjectDocumentos de processopt_BR
dc.subjectHeterotopiaspt_BR
dc.titleEntão, bate! : trajetórias de um processo criativopt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/9602996336909764pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/0531466233320912pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Artes Visuaispt_BR
dc.description.abstractxThe object of this research is the theater peace Então, bate! creative process, aiming to map the main influences which have contributed for its scenic composition. In this study, we will try to understand how the artistic creation act can be influenced by the references that we keep in our memory. To this end, we make use of documents of process concept (SALLES, 2007), creative imagination concept (OSTROWER, 2008) and some phenomenological reflections about memory (RICOEUR, 2007). We shall still analyze the theatrical space in the light of Foucault’s third principle of the heterotopias. Images, conceptual map, memorial reports, portfolio and other process documents are investigated through a cartographic perspective to shed light upon the theater peace creative process. Therefore, we trace a pedagogical path interspaced by affective relationships, comprehending how such relationships provide the artistic acting in the arts teaching/learning process.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Artes Visuais

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Darlyson Roberto Marcolino Albuquerque.pdf2,09 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons