Use este identificador para citar ou linkar para este item:
https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29916
Compartilhe esta página
Registro completo de metadados
Campo DC | Valor | Idioma |
---|---|---|
dc.contributor.advisor | SILVA, Maria Betânia e | - |
dc.contributor.author | ALBUQUERQUE, Darlyson Roberto Marcolino | - |
dc.date.accessioned | 2019-03-29T20:22:03Z | - |
dc.date.available | 2019-03-29T20:22:03Z | - |
dc.date.issued | 2017-12-27 | - |
dc.identifier.uri | https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/29916 | - |
dc.description | ALBUQUERQUE, Darlyson Roberto Marcolino, também é conhecido em citações bibliográficas por: SODI, Dado | pt_BR |
dc.description.abstract | O objeto desta pesquisa é o processo criativo do espetáculo teatral Então, bate!, visando mapear as principais influências que contribuíram para sua composição cênica. Neste estudo, buscaremos entender como o ato da criação artística pode ser influenciado pelas referências que guardamos em nossa memória. Para tal, lançamos mão dos conceitos de documentos de processo (SALLES, 2007) imaginação criativa (OSTROWER, 2008) e algumas reflexões fenomenológicas sobre a memória (RICOEUR, 2007). Analisaremos ainda o espaço teatral à luz do terceiro princípio das heterotopias de Foucault. Imagens, mapa conceitual, relatos memoriais, portfólio e outros documentos de processo são investigados por um viés cartográfico para lançar luz sob o processo criativo do espetáculo. Desta forma, traçamos um percurso pedagógico entremeado por relações afetivas, compreendendo como tais relações dão sustentação ao fazer artístico dentro do processo de ensino/aprendizagem das artes. | pt_BR |
dc.language.iso | por | pt_BR |
dc.publisher | Universidade Federal de Pernambuco | pt_BR |
dc.rights | openAccess | pt_BR |
dc.rights | Attribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil | * |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/ | * |
dc.subject | Processo criativo | pt_BR |
dc.subject | Memória | pt_BR |
dc.subject | Documentos de processo | pt_BR |
dc.subject | Heterotopias | pt_BR |
dc.title | Então, bate! : trajetórias de um processo criativo | pt_BR |
dc.type | masterThesis | pt_BR |
dc.contributor.authorLattes | http://lattes.cnpq.br/9602996336909764 | pt_BR |
dc.publisher.initials | UFPE | pt_BR |
dc.publisher.country | Brasil | pt_BR |
dc.degree.level | mestrado | pt_BR |
dc.contributor.advisorLattes | http://lattes.cnpq.br/0531466233320912 | pt_BR |
dc.publisher.program | Programa de Pos Graduacao em Artes Visuais | pt_BR |
dc.description.abstractx | The object of this research is the theater peace Então, bate! creative process, aiming to map the main influences which have contributed for its scenic composition. In this study, we will try to understand how the artistic creation act can be influenced by the references that we keep in our memory. To this end, we make use of documents of process concept (SALLES, 2007), creative imagination concept (OSTROWER, 2008) and some phenomenological reflections about memory (RICOEUR, 2007). We shall still analyze the theatrical space in the light of Foucault’s third principle of the heterotopias. Images, conceptual map, memorial reports, portfolio and other process documents are investigated through a cartographic perspective to shed light upon the theater peace creative process. Therefore, we trace a pedagogical path interspaced by affective relationships, comprehending how such relationships provide the artistic acting in the arts teaching/learning process. | pt_BR |
Aparece nas coleções: | Dissertações de Mestrado - Artes Visuais |
Arquivos associados a este item:
Arquivo | Descrição | Tamanho | Formato | |
---|---|---|---|---|
DISSERTAÇÃO Darlyson Roberto Marcolino Albuquerque.pdf | 2,09 MB | Adobe PDF | ![]() Visualizar/Abrir |
Este arquivo é protegido por direitos autorais |
Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons