Skip navigation
Use este identificador para citar ou linkar para este item: https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30372

Compartilhe esta página

Registro completo de metadados
Campo DCValorIdioma
dc.contributor.advisorSILVA, Frederico José Machado da-
dc.contributor.authorNASCIMENTO, Gilles Villeneuve Souza-
dc.date.accessioned2019-04-29T18:34:29Z-
dc.date.available2019-04-29T18:34:29Z-
dc.date.issued2018-02-23-
dc.identifier.urihttps://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30372-
dc.description.abstractAo reconhecer as dificuldades que perpassam o ensino de literatura no cenário atual, este estudo apresenta o letramento literário por meio do gênero cordel como proposta para o trabalho escolar com a disciplina em questão. A pesquisa dialoga com as contribuições teóricas de Zilberman (1991/2003), Lajolo (1985/1994) e Martins (1994) – sobre leitura e formação do leitor; Freire (1975/1987), Kleiman (1995/1996) e Soares (2004/2006) – sobre letramento; Cosson (2014) e Zappone (2008) – sobre letramento literário; Curran (2009/2011), Marinho e Pinheiro (2012) – sobre literatura de cordel e ensino. Como forma de comprovar o possível sucesso do método pensado, optou-se por escolher uma obra do cordel – As Proezas de João Grilo, de João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde – e, a partir dela, elaborar uma sequência didática com base na sugestão de Cosson (2014) para o ensino com foco no letramento literário do educando. Esta sequência foi aplicada numa experiência de oficina de leitura com um grupo de 16 estudantes de turmas do 6º ano do ensino fundamental. Os informantes foram submetidos a entrevistas através de questionários semiestruturados, estes posteriormente analisados sobre o critério qualitativo. Os resultados constataram que explorar as potencialidades do folheto atreladas a práticas sociais de letramento trata-se de um meio interessante e eficaz de promover a formação do leitor.pt_BR
dc.description.sponsorshipCAPESpt_BR
dc.language.isoporpt_BR
dc.publisherUniversidade Federal de Pernambucopt_BR
dc.rightsopenAccesspt_BR
dc.rightsAttribution-NonCommercial-NoDerivs 3.0 Brazil*
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-nd/3.0/br/*
dc.subjectLetramento literáriopt_BR
dc.subjectCordelpt_BR
dc.subjectLiteratura e ensinopt_BR
dc.subjectFormação do leitorpt_BR
dc.titleLetramento literário e cordel: um novo olhar para o ensino de literaturapt_BR
dc.typemasterThesispt_BR
dc.contributor.authorLatteshttp://lattes.cnpq.br/1913056239101263pt_BR
dc.publisher.initialsUFPEpt_BR
dc.publisher.countryBrasilpt_BR
dc.degree.levelmestradopt_BR
dc.contributor.advisorLatteshttp://lattes.cnpq.br/4677068057535979pt_BR
dc.publisher.programPrograma de Pos Graduacao em Letras (Profletras)pt_BR
dc.description.abstractxIn recognizing the difficulties that permeate the teaching of literature in the current scenario, this study presents literary literacy through the cordel genre as a proposal for school work with the discipline in question. The research dialogues with the theoretical contributions of Zilberman (1991/2003), Lajolo (1985/1994) and Martins (1994) - on reading and formation of the reader; Freire (1975/1987), Kleiman (1995/1996) and Soares (2004/2006) - on literacy; Cosson (2014) and Zappone (2008) - on literary literacy; Curran (2009/2011), Marinho and Pinheiro (2012) - on string literature and teaching. As a way of proving the possible success of the method, it was decided to choose a cordel work - As Proezas de João Grilo, by João Ferreira de Lima / João Martins de Athayde - and, from it, to elaborate a didactic sequence based in Cosson's suggestion (2014) for teaching focusing on literary literacy of the learner. This sequence was applied in a reading workshop experience with a group of 16 students from 6th grade classes. The informants were submitted to interviews through semi-structured questionnaires, which were later analyzed on the qualitative criterion. The results showed that exploring the potentialities of the booklet linked to social literacy practices is an interesting and effective means of promoting the formation of the reader.pt_BR
Aparece nas coleções:Dissertações de Mestrado - Letras (Profletras)

Arquivos associados a este item:
Arquivo Descrição TamanhoFormato 
DISSERTAÇÃO Gilles Villeneuve Souza Nascimento.pdf1,79 MBAdobe PDFThumbnail
Visualizar/Abrir


Este arquivo é protegido por direitos autorais



Este item está licenciada sob uma Licença Creative Commons Creative Commons