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Título : A compreensão textual e o processo inferencial com estudantes idosos da EJA em uma escola municipal do Recife/PE
Autor : PINTO, Alex Barbosa Abreu
Palabras clave : Psicologia cognitiva; Compreensão na leitura; Inferência (Lógica); Cognição em idosos; Educação de jovens e adultos
Fecha de publicación : 26-mar-2018
Editorial : Universidade Federal de Pernambuco
Resumen : Esta pesquisa parte de uma perspectiva teórica sociointeracionista para o estudo da linguagem, que compreende a linguagem em sua relação com o meio sociocultural, e a língua como signo variável e sensível ao contexto. Assume-se a leitura como processo em que a compreensão se dá pela interação e negociação entre leitor, texto e autor, sendo a inferenciação uma atividade cognitiva fundamental nesse processo. O estudo teve por objetivo geral investigar a compreensão textual e processo inferencial em idosos pouco escolarizados; e como objetivos específicos: 1) analisar os tipos e a natureza das inferências elaboradas por idosos pouco escolarizados; 2) descrever as histórias de leitura dos participantes, 3) investigar os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiam os idosos na elaboração das inferências. Participaram do estudo três estudantes de uma turma de jovens e adultos de uma escola do Recife. Para consecução dos objetivos, foram realizadas duas entrevistas semiestruturadas e duas sessões de leitura com cada idoso participante. As entrevistas permitiram construir uma breve história de cada participante e identificar suas histórias de leitura. A atividade de compreensão textual consistiu em responder a perguntas inferenciais sobre dois textos: um do gênero cordel (“O cego de Jericó”) e outro texto do gênero poético (“Poema do menino Jesus”), que foram divididos em partes previamente estabelecidas pelo pesquisador, utilizando-se a “pausa previamente marcada no texto”, uma técnica do tipo pergunta-resposta, que consiste na divisão do texto em partes e no estabelecimento de pausas pré-marcadas no texto pelo pesquisador, sendo feitas ao leitor perguntas inferenciais sobre as partes lidas, imediatamente após sua leitura. A análise dos dados foi de natureza qualitativa e realizada em duas etapas. A primeira foi a análise das entrevistas e a segunda, a análise das sessões de leitura. No que se referem aos resultados, (1) observou-se que os três participantes recorreram predominantemente à elaboração de extrações diretas de informações do material textual, como estratégia para responder as questões inferenciais realizadas. Observou-se também relação entre as histórias de leitura dos participantes e suas leituras nas sessões, tendo os participantes com maior repertório e práticas de leitura obtido melhor produção de sentidos que contemplavam o diálogo com os textos e que não extrapolaram as propostas textuais, (2) observou-se que foram mais comuns nas respostas dos participantes às perguntas inferenciais as “deduções” – uma operação inferencial de natureza lógica – e “parafraseamentos” – uma operação inferencial de natureza lexical e semântica, (3) as histórias de leitura revelaram que se tratavam os participantes de leitores bastante distintos: a) Alberto, leitor experiente, com repertório de textos que inclui textos ficcionais, filosóficos e espirituais; b) Marluce, uma leitora recente, que realiza leituras bem diversas, de livros espíritas a revistas de “fofocas” e política; c) Creuza raramente lê; geralmente textos breves de cunho religioso, textos escolares e palavras cruzadas,(4) constatou-se que os tipos e as características dos conhecimentos que subsidiaram os participantes idosos na elaboração de suas inferências foram as informações textuais em detrimento das experiências pessoais e conhecimentos de mundo dos participantes, em ambas as sessões de leitura.
URI : https://repositorio.ufpe.br/handle/123456789/30377
Aparece en las colecciones: Dissertações de Mestrado - Psicologia Cognitiva

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